Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió forma primeira turma de técnicos pelo programa Profuncionário

Ifal Maceió forma primeira turma de técnicos pelo programa Profuncionário

publicado: 21/06/2016 12h34, última modificação: 21/06/2016 12h47
Exibir carrossel de imagens Turma de formandos em Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar.

Turma de formandos em Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar.

O Instituto Federal de Alagoas – Ifal Maceió formou a sua primeira turma dos cursos técnicos na modalidade de educação à distância dentro do programa Profuncionário. A certificação de conclusão dos cursos técnicos foi em Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar, formando profissionais habilitados pelo Profuncionário, programa que faz parte das diretrizes da Rede E-Tec Brasil (Educação Profissional e Tecnológica) e que visa qualificar a formação dos funcionários de escolas públicas no exercício de atividades específicas. A solenidade de certificação dos cursos técnicos aconteceu no auditório do SENAI, em Maceió.

De acordo com o pró-reitor de Ensino Luiz Henrique Lemos, a formação de profissionais pela Rede E-Tec/Profuncionário é uma grande conquista para o Ifal, visto que são 254 técnicos certificados pelo Instituto. “É uma conquista que nos enche de alegria. Estamos cumprindo com nossa missão, enquanto instituição de ensino, de ofertar ao Estado profissionais com qualidade e competência”, declarou o pró-reitor. Luiz Henrique informou na solenidade que o Instituto planeja implantar o primeiro curso de graduação dentro do Profuncionário e incentivou os novos técnicos a continuarem enriquecendo e ampliado sua formação profissional.

Na ocasião, a diretora do Campus Maceió Jeane Melo destacou o papel do Ifal enquanto referência na educação profissionalizante no país e destacou as possibilidades profissionais que surgem para os novos técnicos certificados pela Rede E-Tec. “Vocês podem voltar àquela casa (referindo-se ao Ifal Maceió) sempre que quiserem, inclusive como profissionais, para ser nossos colegas”, afirmou. “Aquela 'casa' pertence a todos. A muitos que já foram e a tantos outros que ainda virão. Quem experimentou daquele Campus jamais esquecerá”, destacou a diretora do Ifal Maceió.

Homenageado pelos formandos, o paraninfo da turma, professor Francisco Bahia destacou o "compromisso do Ifal com a lapidação moral, ética e intelectual dos estudantes". "Lutem e também transformem a realidade de outras pessoas que dependerão de vocês.  A saciedade de saber é uma luta diária", afirmou o professor.

Também participaram da solenidade de certificação a diretora de Educação à Distância do Ifal Ana Cristina Nascimento, o coordenador do E-Tec/Ifal Luis Antonio Costa Silva, as coordenadora do Curso Técnico em Secretaria Escolar Alessandra Nery Oliveira, e em Infraestrutura Escolar, Juliana Aguiar e a coordenadora do Polo Maceió Maria Emília Nunes.

A certificação de profissionais habilitados pela Rede E-Tec/Profuncionário é uma das ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) articulada ao Brasil Profissionalizado e à Expansão da Rede Federal.