Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió abre seleção de Bolsistas para Projeto Cronos 4.0

Ifal Maceió abre seleção de Bolsistas para Projeto Cronos 4.0

publicado: 19/04/2023 12h48, última modificação: 19/04/2023 12h51

Estarão abertas nos dias 24 e 25/04 as inscrições para a seleção de bolsistas para atuar no Projeto Cronos 4.0, aprovado no edital nº 83/2022 IFES Setec/MEC e que propõe o desenvolvimento, construção e montagem de um dispositivo eletroeletrônico para utilização na sala de aula em atividades de gamificação, incluindo “quizes”, jogos de perguntas e respostas, gincanas, etc.

O projeto tem como objetivo fornecer à rede pública estadual de ensino um equipamento de baixo custo e facilidade de fabricação que pode ser utilizado em atividades com jogos interativos em sala de aula. Também busca despertar a curiosidade dos alunos bolsistas para o desejo de aprender e participar da construção do próprio conhecimento através de aprendizagem baseada em projetos.

Estão disponíveis 02 (duas) vagas de bolsistas para estudantes do ensino médio dos cursos técnicos de Eletrotécnica ou Eletrônica. Para participar da seleção, os estudantes interessados devem atender aos seguintes requisitos:

Estar cursando a partir do 2º ano;

Apresentar Coeficiente Rendimento Acadêmico igual ou maior que 7,0;

Não estar recebendo bolsa de estudo de qualquer categoria (monitoria, extensão, iniciação científica etc.), quer se trate de bolsa custeada pelo Ifal, quer seja bolsa oriunda de fonte externa a essa Instituição;

Ter disponibilidade de horário para cumprir 4 (quatro) horas diárias de trabalho, 20 (vinte) horas semanais, para as atividades de pesquisa, não coincidentes com o turno em que esteja matriculado/a;

Ter conhecimento prévio básico em informática.

Preferencialmente, ter conhecimento prévio básico em prototipagem utilizando a plataforma Arduino, modelagem 3D ou Impressão 3D, comprovado mediante entrevista.

Os/as estudantes do ensino médio selecionados/as receberão uma bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês, devendo dedicar ao projeto, também, uma carga horária semanal de 20 (vinte) horas, sendo cinco horas semanais, de segunda a sexta-feira.

As inscrições devem ser realizadas A PARTIR DO DIA 24/04, através do preenchimento e envio do formulário disponível AQUI

Para a inscrição, devem ser anexados os seguintes documentos, em formato PDF:

a) Documento de Identificação com foto (RG ou Passaporte, por exemplo),

b) CPF,

c) Histórico Escolar atualizado (contendo o Coeficiente de Rendimento Acadêmico).

Confira mais informações sobre a seleção, no edital disponível AQUI