Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió abre inscrições para programas de Assistência Estudantil

Ifal Maceió abre inscrições para programas de Assistência Estudantil

publicado: 18/02/2020 17h22, última modificação: 18/02/2020 17h36

O Departamento de Assistência Estudantil do Ifal Campus Maceió torna público que estão abertas as inscrições para os programas ofertados por meio da Política de Assistência Estudantil do IFAL. As vagas são destinadas aos alunos ingressos em 2020.1 (alunos novatos), veteranos e estudantes que recebiam auxílio no ano letivo de 2019, incluindo os transferidos oriundos de outras instituições, os de equivalência e os do SISU. Os estudantes atendidos devem estar regularmente matriculados e frequentes nos Cursos Presenciais do Campus Maceió.

Serão atendidos, prioritariamente, os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica analisada pelos profissionais de Serviço Social do Campus Maceió segundo os critérios estabelecidos.

As vagas ofertadas são para o Programa Bolsa de Estudo (para assistir financeiramente aos alunos que participem de atividades educacionais no horário contrário ao das aulas regulares relacionadas a projetos de pesquisa ou extensão, na condição de colaborador), o Programa Auxílio EJA, PAEJA, (que visa conceder recursos financeiros com o objetivo de contribuir para a permanência dos estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado na modalidade ,  de Educação de Jovens e Adultos) e para o  Programa Auxílio Permanência, que visa assegurar aos estudantes recursos financeiros para custear despesas com transporte, alimentação, creche, atendimento educacional especializado (AEE), moradia e outras necessidades socioeconômicas que possibilitem condições de permanência no IFAL..

Também há bolsas para o Programa Bolsa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (PIPAD), com o intuito de possibilitar aos estudantes do IFAL em situação de vulnerabilidade social o despertar para as experiências artísticas ou desportivas que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades em modalidades esportivas e nas diversas linguagens artísticas.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO AQUI

A inscrição será realizada em 2 (duas) etapas: Na primeira etapa, que consiste num preenchimento de questionário online, os estudantes ingressos no Campus Maceió em 2020.1 (alunos novatos), veteranos e estudantes que recebiam auxílio no ano letivo de 2019, incluindo os transferidos oriundos de outras instituições, os de equivalência e os do SISU) que tenham necessidade de participar dos Programas de Assistência Estudantil vinculados ao Setor de Serviço Social deverão responder o questionário socioeconômico disponível no link.

O preenchimento do questionário online deverá ser realizado nos seguintes períodos:  de  19 a 21/02/2020  e de 27 a  28/02/2020. Nos dias 21/02/2020 e 28/02/2020 as inscrições serão encerradas às 18h.

A segunda etapa do processo é a de entrega da documentação comprobatória. A documentação comprobatória completa deverá ser entregue no Setor de Serviço Social em envelope lacrado onde devem constar nome, curso, turma do estudante e número de telefone para contato.

A documentação deverá ser entregue no período de  02 a 06 de março de 2020, no Setor de Serviço Social, no período de 07h30 às 19h30.

Os estudantes deverão preencher os anexos I (Declaração de Renda para Autônomo e II (Declaração de Pensão Alimentícia), se houver necessidade, disponíveis no edital, e entregá-lo(s) junto aos demais documentos exigidos no anexo III. Os anexos VI e VII deverão ser preenchidos com letra legível e entregue, obrigatoriamente, junto aos demais documentos exigidos no anexo.