Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió promove curso de extensão sobre sistemas LaTex

Ifal Maceió promove curso de extensão sobre sistemas LaTex

por Gabriela Rodrigues publicado: 07/04/2016 13h08, última modificação: 28/04/2016 14h35

Estão abertas as inscrições para o minicurso do programa de informática LaTex. Será um minicurso de extensão, promovido pela Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - DEPP, do campus Maceió, ministrado pela professora Ingrid Araújo Sampaio, com duração de quatro meses, iniciando no dia 30 de abril.

As aulas acontecem aos sábados, no campus Maceió, das 8 às 12 horas, e são direcionadas a professores da educação básica na área de ciências exatas e estudantes do Ifal Maceió a partir do 5º período. Para participar, é preciso fazer as inscrições no link http://goo.gl/forms/zrnOxHx0pC . Após inscrever-se, basta fazer a matrícula pessoalmente no campus Maceió, na DEPP, apresentando declaração de atividades, fornecida pelo Ifal (no caso de professores) ou comprovante de matrícula (para estudantes).

A plataforma LaTex é um conjunto de macros para o processamento de textos, amplamente utilizado na produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos.

O LaTeX funciona como um sistema de diagramação que fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Possui ferramentas para quem deseja lidar com bibliografias, citações, formatação de de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si. Pode ser utilizado nas edições de TCC´s e monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.

O LaTeX foi desenvolvido na década de 80 e atualmente se apresenta em uma nova versão chamada LaTeX3  e tem sido objeto de pesquisa e desenvolvimento há mais de uma década.