Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal forma novos técnicos pelo programa e-Tec Profuncionário

Ifal forma novos técnicos pelo programa e-Tec Profuncionário

publicado: 10/03/2017 12h45, última modificação: 10/03/2017 13h25
Exibir carrossel de imagens Novos técnicos formados pelo E-Tec Profuncionário.

Novos técnicos formados pelo E-Tec Profuncionário.

O Instituto Federal de Alagoas formou novas turmas dos cursos técnicos subseqüentes na modalidade de educação à distância dentro do programa Profuncionário. A certificação de conclusão dos cursos técnicos foi das turmas de 2014 de técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar, dos polos Paripueira (vinculado ao Ifal Campus Maceió) e Maragogi, formando profissionais habilitados pelo Profuncionário, programa que faz parte das diretrizes da Rede E-Tec Brasil (Educação Profissional e Tecnológica) e que visa qualificar a formação dos funcionários de escolas públicas no exercício de atividades específicas. A solenidade de certificação dos cursos técnicos aconteceu no Ginásio de Esportes do Loteamento Santo Amaro, no município de Paripueira.

De acordo com o reitor em exercício, Zoroastro Pereira de Araújo Neto, a formação de profissionais pela Rede E-Tec/Profuncionário é uma das grandes conquista do Instituto. “É uma conquista que nos enche de alegria. Estamos cumprindo com nossa missão, enquanto instituição de ensino, de ofertar ao Estado profissionais com qualidade e competência”, declarou o reitor em exercício. Na ocasião, Zoroastro incentivou os novos técnicos a seguirem com a qualificação profissional. “A certificação de hoje não é o final, mas o começo da caminhada. O Ifal oferece muitas oportunidades. Hoje temos vinte mil estudantes, estamos presentes em dezesseis municípios, são mais de doze pólos. Além do mais, somos referência nacional em ensino, pesquisa e extensão”, destacou, enfatizando a qualidade dos profissionais formados pelo Instituto.

O coordenador geral da rede E-Tec Brasil/Ifal Luiz Antonio Costa Silva destacou, na cerimônia, a participação das mulheres na educação brasileira, aproveitando a ocasião do dia internacional da mulher. “A mulher é símbolo de força, de garra, de resiliência, de muitas lutas e muitas vitórias. Mas nem sempre foi assim. Em alguns momentos históricos as mulheres eram vistas como meras coadjuvantes no processo educativo. E passaram a protagonistas. E semelhante ao que as mulheres fizeram, ganhando cada mais destaque e espaço na sociedade, vocês, novos técnicos formados pelo Profuncionário, decidiram lutar, arregaçaram as mangas, resolveram encarar a proposta formativa do Ifal e agora estão aqui como profissionais da educação e símbolos de resistência”, destacou o coordenador geral, referindo-se aos formandos.

A diretora de Educação à Distância do Ifal, Ana Cristina Nascimento Cavalcante, também parabenizou os novos profissionais pela perseverança demonstrada ao longo do curso e os incentivou a enfrentar os desafios sociais diários lançados pela profissão.

A certificação de profissionais habilitados pela Rede E-Tec/Profuncionário é uma das ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) articulada ao Brasil Profissionalizado e à Expansão da Rede Federal.