Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Campus Maceió vence torneio de Sumô de Robôs e promove segunda edição do evento

publicado: 01/08/2017 13h58, última modificação: 15/08/2017 11h32
Exibir carrossel de imagens Equipe Fight Group, campeã do Torneio Ifal de Sumô de  Robôs.

Equipe Fight Group, campeã do Torneio Ifal de Sumô de Robôs.

Os estudantes do curso técnico de Eletrônica Diego Gabriel, Viviane Carneiro, Michael Wesley, Francine Oliveira e Phernanda Kristinny conseguiram um feito histórico para o Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió: são eles os primeiros a vencerem o Torneio Ifal de Sumô de Robôs, realizado pela primeira vez em julho deste ano, no Campus Arapiraca. A equipe do Campus Maceió, chamada de Fight Group, foi a campeã de uma disputa que envolveu dez equipes de diversos campi do Ifal e que reuniu conhecimentos de robótica, programação, design, eletrônica e eletricidade. A equipe foi orientada pelo professor do curso de Eletrônica do Campus, Alberto Jorge Santos, e venceu o desafio de controlar o robozinho “Warmachine”, detectar e empurrar para fora de uma arena de sumô (Dojô) o robô da equipe adversária. Cada etapa da “luta” foi composta por três rounds de um minuto cada e acontecia em um dojô de 77 cm, o espaço delimitado para o combate entre os robôs.

Warmachine é um “robô esperto”, construído dentro dos padrões internacionais recomendados para a disputa: composto por uma placa de alumínio e uma chapa de PVC, baterias, sensores de ultrasson e pequenos motores associados a placas de circuito impresso, o robozinho tem 20 cm de comprimento e outros 20 cm de largura, cerca de 500 gramas de peso e uma inteligência capaz de tirar o adversário da área de combate. Warmachine atua de forma autônoma, graças a programação de dados gravadas em um microcontrolador Arduino, uma espécie de minicomputador portátil instalado dentro de um circuito que, uma vez programado, faz várias tarefas registradas em um microchip de memória. A inteligência do robô vai sendo ajustada de acordo com o desempenho nas lutas e o comportamento do robô adversário.

O professor orientador Alberto Jorge explica que as estratégias foram alteradas no decorrer do torneio. “Foi preciso aumentar a tensão do motor para que houvesse mais força para derrubar o robô adversário”, explica o tutor da equipe Fight Group. Outro ponto importante apontado pela equipe foi a posição dos sensores óticos colocados na frente de Warmachine, sensores estes que funcionam como os “olhos” do robô, pois captam os movimentos e comportamentos do robô adversário, registram a informação e geram a reação imediata programada para o combate.

Três equipes foram finalistas do torneio, sendo a Fight Group a equipe campeã da disputa. O professor Alberto Jorge destaca a importância do torneio não só como atividade prática do curso de Eletrônica, mas como um desafio para os alunos que aprendem a importância de “criar, ajustar e combater”. “Mais que uma disputa de conhecimento, o torneio é um evento motivacional, que aplica a teoria vista em sala de aula e transforma tudo isso em produto”, explica.

II Edição do torneio acontece em Maceió

A próxima edição do Torneio de Sumô de Robôs acontece no Ginásio de Esportes do Ifal Campus Maceió, no dia 8 de novembro, e é aberta a participação de estudantes de todos os Campi do Instituto. As inscrições estão abertas. Para participar, é preciso mandar um e-mail para sumorobo_ifal@hotmail.com, contendo as seguintes especificações:

• Nome dos Componentes da equipe (quatro pessoas);

• Nome do Professor Orientador;

• Nome da equipe;

• Nome do robô;

• Campus do Ifal que estará representando.

Cada integrante, incluindo orientador, deverão colocar número do CPF no ato da inscrição.

Também é possível fazer as inscrições pelo site www.sumoroboifal.ecolabore.net . Cada partida do torneio é um duelo entre dois robôs, com a duração de três rounds de 1 minuto. O robô deve ter peso de até 500 gramas e dimensão máxima de 10 cm x 10 cm. Mais detalhes sobre o torneio podem ser obtidos no edital, aqui. Mais informações, disponíveis na página do facebook www.facebook.com/sumoroboifal/ e pelo e-mail sumorobo_ifal@hotmail.com.