Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Grupo de Pesquisa GEMPE lança Olhares Multidisciplinares do Cotidiano da Educação

publicado: 11/04/2019 12h40, última modificação: 11/04/2019 12h41
Exibir carrossel de imagens Livro traz reflexões sobre vivências e aprendizagens na Educação Básica e na Educação Profissional  e Tecnológica.

Livro traz reflexões sobre vivências e aprendizagens na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica.

O Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação – GEMPE lançou uma coletânea de artigos envolvendo temáticas de educação: publicado pela Edufal e lançado no Ifal Campus Maceió, o livro Olhares Multidisciplinares do Cotidiano da Educação é uma obra resultante de dez anos de pesquisas do grupo.

O livro traz reflexões sobre o cotidiano da Educação Básica, a pesquisa-ação e metodologias e sala de aula; o cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica, pesquisas de inspiração etnográfica e a construção de saberes na educação profissional; a antropologia, a filosofia e o embasamento social no campo da Educação, além de ensaios sobre os temas violência simbólica, sociologia, juventude e sociedade.

A obra foi organizada pelas pesquisadoras Nádia Mara da Silveira e Adriana Paula Oliveira Santos e reúne textos de pesquisadores do Ifal e de professores convidados, de alunos bolsistas dos cursos superiores e do Ensino Médio Integrado do Instituto e de uma técnica administrativa do Ifal: Ana Leal, psicóloga do Ifal Campus Satuba, também integrante do Grupo.

A coletânea reúne artigos dos docentes Nádia Mara, Adriana áula Oliveira Santos, Álamo Pimentel, Tiago do Rosário, José de Oliveira Júnior, José Almeida dos Santos, além dos docentes convidados Marcos Aurélio, Maurício Correia e Daniela Jobim. Já os bolsistas pesquisadores são estudantes das licenciaturas e de cursos superiores tecnológicos do Campus.

“Esta publicação chega em uma bora hora. Reúne o resultado de anos de pesquisa, é o primeiro livro publicado por parte dos membros do nosso grupo, bolsistas e convidados, e é fruto da aprendizagem de nossos alunos bolsistas e pesquisadores que trazem sua contribuição científica sobre o pensar a educação”, destaca a professora Adriana Paula. “A leitura, as didáticas, os jogos e e outras vivências nos dão uma contribuição para pensarmos o cotidiano da própria educação, os saberes produzidos em sala e aula e os saberes profissionais. Todos esses temas são objetos de estudo e projetos”, conclui a pesquisadora.

O livro está disponível na Edufal e pode ser adquirido também diretamente com os autores.