Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Estudante do Ifal Maceió estimula aprendizado do idioma italiano no Youtube

Estudante do Ifal Maceió estimula aprendizado do idioma italiano no Youtube

publicado: 13/03/2019 14h40, última modificação: 14/03/2019 13h06

Concluinte do curso técnico de Mecânica do Ifal Maceió, aprovado para a graduação em Matemática na Universidade Federal de Alagoas e entusiasta da Língua Italiana: André Luiz Nunes do Nascimento, de 18 anos, tem interesses ecléticos, é um apaixonado por cálculos, mas também por linguagens, e transformou seu gosto por palavras, frases, pela fonética e pela cultura italiana em conhecimento propagado pelo YouTube. O estudante é criador do canal “Entusiastas da Língua Italiana” que divulga, de forma simples e irreverente, curiosidades, dicas e lições sobre o vocabulário, a fonética e a gramática do idioma italiano.

Compartilhar o conhecimento foi a motivação de André Luiz para a criação do canal Entusiastas da Língua Italiana. O estudante, que em 2018 concluiu o curso técnico integrado de Mecânica e foi aprovado no Enem para o curso superior de Matemática na Ufal, revela que o interesse pelo idioma italiano surgiu do seu gosto por músicas e filmes italianos. “Há uns dois anos comecei a pesquisar sobre o idioma, pois queria entender melhor o que estava ouvindo nas canções, precisava compreender o conteúdo da mensagem e aprender e fui aprendendo também a fonética. Procurei também ampliar o vocabulário e repetir frases e canções, até conseguir me familiarizar com o idioma, em uma imersão que aconteceu de forma espontânea e alternativa”, relata o entusiasta da língua italiana.

A forma “alternativa” de aprender italiano adotada por André não partiu somente das músicas, mas também de filmes e séries em italiano e aplicativos gratuitos disponíveis na Internet como Duolingo, que o fizeram ganhar fluência e ampliação de vocabulário. “Não procurei me ater às regras gramaticais, mas emergir na língua e absorver o máximo de vocabulário possível. Ouvir e repetir palavras e expressões também me possibilitou entender e me familiarizar com a sonoridade do idioma”, explica.

O resultado da “imersão” de André, sem experiência em intercâmbio nem cursos formais de italiano, pode ser conferida aqui. No canal Entusiastas da Língua Italiana, o estudante oferece “aulas” descontraídas e informais, que abordam temas do italiano como expressões do idioma, vocabulário, pronúncia e fonética, gramática, além de curiosidades, dicas de filmes, canções e livros italianos.

O canal de André atualmente tem 873 inscritos. “Pretendemos ampliar o número de inscritos para que mais pessoas tenham acesso de forma gratuita e irreverente ao aprendizado do idioma, e que possam interagir e compartilhar com outras pessoas”, destaca André, que vê no canal uma forma de, também, ampliar seu aprendizado em italiano.

O estudante pretende ampliar seus conhecimentos em italiano em uma futura experiência de intercâmbio (que pode ser para estudo ou capacitação profissional) e ministrando aulas de italiano em ambientes não formais, como em aulas a domicílio.