Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Docentes e alunos do Ifal Maceió são premiados em colóquio internacional de turismo

por Gabriela Rodrigues publicado: 07/06/2024 19h39, última modificação: 07/06/2024 19h43
Exibir carrossel de imagens Professor Lauro Pereira e os ganhadores alagoanos do Colóquio

Professor Lauro Pereira e os ganhadores alagoanos do Colóquio

O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo (PPMTur) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) encerrou recentemente a terceira edição do Colóquio Master de Turismo – III COMTUR, destacando a excelência acadêmica na área de Turismo. O evento, de abrangência internacional, reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, e premiou alunos de docentes do curso de turismo do Ifal pelos três melhores trabalhos acadêmicos apresentados em mostra na área de turismo e educação.

Os trabalhos premiados na mostra foram: Em primeiro lugar, Os “Novos Públicos” no Ensino Superior: o perfil dos estudantes dos cursos de tecnologia em Gestão de Turismo e Hotelaria do IFAL/Maceió e os desafios da adaptação acadêmica dos autores: Zaney Gonsalves Ferreira, Janiele da Silva Alves , Noemi Felix de Oliveira, Peterson Silva Lessa Couto e Lauro Lopes Pereira Neto. Em segundo lugar, foi premiado O Relato de experiência: a monitoria como instrumento contributivo para ampliação do conhecimento teórico-prático nos cursos de Gestão de Turismo e Hotelaria no Ifal/Campus Maceió, dos autores: Ewerton Fellipe dos Santos Soares, José Wellington Vieira Silva, Jasete Maria Da Silva Pereira. E por fim, em terceiro lugar, foi premiado o trabalho De mãos dadas com a interdisciplinaridade: relatos de uma vivência pedagógica em prol do turismo de base comunitária, dos autores: Jasete Maria Da Silva Pereira , Jackson de Souza , Lauro Lopes Pereira Neto e Francisco Airton Bastos Silva Filho.

Lauro Pereira Neto, professor do Ifal Maceió e coordenador do curso de Gestão de Turismo comemorou as conquistas. "Estamos maravilhados com o resultado do nosso trabalho. Participamos do Colóquio Master de Turismo com três trabalhos, sendo um projeto meu do PIBIC com alunos do curso de Gestão de Turismo, um trabalho em conjunto com a professora Jasete Maria Pereira e o professor Jackson de Souza, e um projeto da professora Jasete com dois alunos sobre monitoria. Os três trabalhos foram premiados, ocupando os três primeiros lugares na área de educação e turismo", destacou o professor.

Os projetos apresentados destacaram-se não apenas pela qualidade acadêmica, mas também pelo impacto positivo que podem gerar no campo do turismo. "A avaliação das pessoas nos corredores já era positiva quando nos apresentamos, e isso se refletiu na premiação. O Instituto Federal de Alagoas está bem representado aqui no evento", acrescentou Lauro Pereira Neto.

Reconhecimento e Parcerias

Ilka Bianchini, coordenadora do PPMTUR do Instituto Federal de Sergipe, também celebrou a participação e o sucesso dos representantes de Alagoas. "Foi muito gratificante ter o pessoal do Ifal aqui conosco e ganhando prêmios. Isso mostra como nosso evento é diverso e reconhece nossos parceiros, reconhecendo outras identidades. Todos eles agora fazem parte do COMTUR. Hoje, firmamos uma carta de intenções para nos aproximarmos cada vez mais, e esse prêmio coroa todo esse esforço. Os trabalhos mereceram o reconhecimento porque estavam com uma qualidade excelente", afirmou Bianchini.

Além das premiações, que colocam Alagoas em posição de destaque no meio acadêmico relacionado ao Turismo, o Ifal foi cotado para sediar futuras edições do evento. Na edição deste ano, o 3º Colóquio Master de Turismo 2024 trabalhou o tema oTurismo e Inovação: Novas Tendências e Possibilidades de Mercado” com mediações tecnológicas com o objetivo de promover debates e trocas de experiências na produção do conhecimento do turismo e suas implicações na pesquisa científica.