Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Dia do Químico é celebrado com mostra e experiências no Ifal Maceió

Dia do Químico é celebrado com mostra e experiências no Ifal Maceió

publicado: 18/06/2019 12h51, última modificação: 18/06/2019 12h56
Exibir carrossel de imagens Evento celebra o dia do Químico e 150 anos da Tabela Periódica

Evento celebra o dia do Químico e 150 anos da Tabela Periódica

Apresentando a Química de forma dinâmica, atrativa e divertida, alunos do Ifal Maceió movimentaram o dia do Químico no Campus, com um “show” de experiências, atividades educativas e exposição de projetos sobre variados conhecimentos obtidos em sala de aula. O show é resultante do aprendizado das turmas do curso técnico de Química do Ifal Maceió.

Os estudantes levaram para o pátio do campus experimentos que, de forma simples, tratam temas como tratamento de água e sedimentação de resíduos, química forense para obtenção de impressões digitais a partir do uso de grafite, a química na detecção de teor alcoólico captado pelo bafômetro, aprendizagem inclusiva através da tabela periódica em libras, além da confecção de slimes atóxicos e florescentes, das reações químicas com diferentes tipos de ácidos e a experiência para a obtenção do gás hidrogênio armazenado numa bexiga de ar. O hidrogênio é um gás inflamável.

A mostra em comemoração ao dia do Químico celebra, também, os 150 anos da Tabela Periódica, como destaca a professora Edriane Teixeira, uma das coordenadoras do evento. “Nesta data é oportuno destacar que a Química está acessível a todos, e pode ser aprendida no dia a dia de forma simples. A tabela periódica em libras, um dos projetos apresentados aqui na mostra, é um exemplo do quanto é possível ensinar e aprender de forma inclusiva. Também traremos a Tabela Periódica em braile”, destaca a a professora.

O dia do Químico é um evento organizado pelos alunos, orientados por professores de Química e técnicos de laboratório do Ifal Maceió. A programação traz ainda mesa redonda, debate, oficina e palestras para a comunidade acadêmica.