Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > DEPP prorroga prazo para submissão das ações de extensão

DEPP prorroga prazo para submissão das ações de extensão

publicado: 12/01/2017 13h18, última modificação: 12/01/2017 13h25

A Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – DEPP, do Ifal Campus Maceió prorrogou até o dia 20/01/2017 a submissão de propostas das ações de Extensão para 2017, que deverão ser apresentadas por meio eletrônico através do e-mail: proex2017.maceio@gmail.com. Os editais e modelos de formulários para a submissão das propostas podem ser obtidos clicando-se aqui.

As diferentes modalidades das ações de extensão englobam:
1) PROGRAMA MINHA COMUNIDADE:
O Programa objetiva desenvolver em determinada comunidade um conjunto de ações extensionistas, sobretudo projetos, cursos e eventos, com forte característica dos cursos ofertados pelo Ifal, que aponte soluções para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e produtiva, e a geração de oportunidades.

2) PROGRAMA ARTIFAL:
O Programa objetiva formar grupos culturais e artísticos para a preservação e disseminação da cultura e da arte. Todas as propostas de ações e projetos com este objetivo deverão compor a proposta final do Programa de cada campus.

Os Programas Minha Comunidade e Artifal deverão ser compostos por um conjunto de ações integradas. Estes editais requerem adesão dos campi que assim desejarem, e cada campus do Ifal poderá apresentar uma proposta. Os interessados deverão manifestar interesse na adesão na Coordenação de Extensão de cada campus, a quem caberá encaminhar à Proex a proposta final. Os campi que já aderiram ao Programa em anos anteriores, decidirão pela continuidade ou renovação da proposta e das comunidades.

3) PROGRAMA PROIFAL
O Programa visa implantar ações de preparação para o exame de seleção dos cursos do Ifal, atendendo estudantes de escolas públicas, especialmente. Deve abordar também noções do funcionamento e da estrutura do Instituto Federal de Alagoas. É mais um programa por adesão dos campi que desejarem apresentar sua proposta. Todas as ações e projetos de preparação de estudantes para os cursos do Ifal deverão compor a proposta final do campus.

4) PROGRAMA PROPEQ
O Programa objetiva disseminar e/ou implantar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Ifal, de modo a colocar seus benefícios a serviço da sociedade na forma de projetos de extensão. No edital PROPEQ, a apresentação das propostas pode ser feira pelos servidores e estudantes do Ifal, conforme formulário específico do Programa.

- PROJETOS MODALIDADE SERVIDOR
Trata-se de edital destinado a selecionar propostas de projetos extensionistas, apresentados e coordenados por servidores do Ifal, conforme quadro de vagas, por campus/unidade, constante do edital especifico.

- PROJETOS MODALIDADE ESTUDANTE
Trata-se de edital destinado a selecionar propostas de projetos extensionistas, de autoria de estudantes dos cursos regulares do Ifal, e coordenados por servidores da instituição, conforme quadro de vagas, por campus/unidade, constante do edital especifico.

A DEPP destaca que as ações devem incorporar no mínimo 80% da comunidade externa, preferencialmente as ações a serem desenvolvidas em ambientes externos ao IFAL - Campus Maceió, tendo em vista a indisponibilidade de espaço físico no campus para a realização de algumas atividades.

Portanto, frente a submissão, a DEPP orienta que sejam apresentadas declarações do DAA ou Coordenação que disponha do espaço físico para realizar as ações de Extensão propostas dentro do Campus, mas que também envolva participação da comunidade externa. Para ações externas ao Campus, é necessário apresentar a Carta de Aceite ou Declaração da Associação, Direção da Escola ou Representante da ONG onde será desenvolvida a ação proposta.