Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Licenciatura em Letras promove II Colóquio em Letras e Linguística
conteúdo

Notícias

Licenciatura em Letras promove II Colóquio em Letras e Linguística

publicado: 06/05/2016 12h58, última modificação: 07/06/2016 14h30

A partir do dia 06 de junho o Curso de Licenciatura em Letras Presencial do Ifal Campus Maceió realiza o II Colóquio em Letras e Linguística (II Collin), evento inter-multi-transdisciplinar focado nas práticas de linguagem, especialmente naqueles relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de língua e literatura. O evento acontece de 6 a 10 de junho, no Campus Maceió e é destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área de Letras e Linguística, do Ifal e da comunidade externa. 

Enfocando o tema "Escrita e leitura: questões contemporâneas", o II Colin contará com palestra da escritora alagoana Arriete Vilela, mesas-redondas com especialistas nas áreas da leitura e da escrita, sessões de comunicação e oficinas. O objetivo do evento é estimular o debate sobre "múltiplos olhares sobre a linguagem" e estimular uma variedade de formas de produzir, divulgar e compartilhar saberes. O Colóquio também se apresenta como uma oportunidade aos novos atores no campo da pesquisa acadêmica.

HISTÓRIA

Em 2015, contando com a participação de professores/pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e com a parceria do Grupo de Pesquisa Múltiplos Olhares sobre a Linguagem (Moli), o I Collin promoveu uma série de mesas-redondas que permitiram aos participantes – do Ifal e de outras instituições – conhecer alguns espaços teóricos e metodológicos de estudo da linguagem, suscitando o debate e a produção de conhecimento entre professores e graduandos, entre outras, nas áreas da Linguística Textual, da Análise do Discurso, da Linguística Descritiva, da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários.

PROGRAMAÇÃO

O II Collin será aberto no dia 06 de junho, às 19 horas, no auditório de Informática. O dia da abertura também será marcado por performances de alunos de Letras com textos da escritora Arriete Vilela e com a palestra "Grande baú, a infância: invenção e memória", às 20h30, com a escritora Arriete Vilela.

O evento se estende até o dia 10 de junho com oficinas e mesas redondas, que, no Campus Maceió, serão realizadas em no auditório de Informática e em saldas de aula. Acompanhe a programação completa do Colóquio clicando em http://collinifal.wix.com/iicollin#!programacao/cjg9 .

PERSPECTIVA

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras, professora Aparecida Silva, a Comissão Organizadora do evento, trabalhando em parceria com o Grupo de Pesquisa "Múltiplos Olhares sobre a Linguagem", espera, com o II Collin, fomentar a reflexão sobre as práticas da leitura e da escrita, que, constituindo elementos centrais na formação cidadã dos estudantes no ensino básico e no nível superior, integram de forma perene aqueles saberes mais urgentes para se desenvolver o senso crítico dos sujeitos e garantir-lhes sua emancipação num mundo marcado pela velocidade das informações, pelo apelo midiático e pela instabilidade dos valores éticos nas mais diversas esferas da vida.