Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Curso de Design promove "III Café + Pesquisa & Design" para debate de ideias inovadoras

publicado: 17/05/2017 15h59, última modificação: 17/05/2017 17h03

Com informações da Coordenação do Curso de Design

O Núcleo de Pesquisa em Design – NPDesign, núcleo de produção científica e tecnológica da Coordenação do curso Superior em Design, do Ifal Campus Maceió, promove nesta sexta-feira (19/05), às 9 horas, o III Café + Pesquisa & Design, encontro acadêmico promovido para professores, pesquisadores e alunos bolsistas e voluntários de projetos PIBIC e PIBITI do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares (CNPq/IFAL), que fomenta as pesquisas do NPDesign. O encontro acontece no Miniauditório de Informática do  Campus.

O III Café + Pesquisa & Design 2017 – 2017 abre o diálogo acadêmico para todos os professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Interiores, possibilita o debate e será impulsionado pela presença do designer convidado Marcos Batista, que realizará palestra e bate-papo com a temática “DESIGN THINKING, pense sem limites!”. O evento integra o ciclo de atividades comemorativas dos 10 anos do NPDesign e dos 15 anos do CST em Design de Interiores, promovido pela Coordenação de Design, colegiado do curso, NPDesign e Centro Acadêmico de Design de Interiores (CADi).

A primeira e segunda edição do evento, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, respectivamente, objetivaram a integração dos pesquisadores internos e externos do grupo.

Sobre o NPDesign: O NPDesign foi criado em 26 de abril de 2006 e desenvolve pesquisas aplicadas às áreas de Design, Educação, Engenharia de Produção, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Comunicação. Realiza estudos, pesquisas e projetos aplicados à criação de novas tecnologias e/ou metodologias de ensino-aprendizagem, projeto, produção e/ou gestão do Design, em perspectiva multi e interdisciplinar, divulgando suas atividades junto à comunidade científica e ao setor produtivo. Compõe-se por 18 professores pesquisadores (13 professores internos dos Campi Maceió, Satuba e Coruripe; e, 5 professores externos colaboradores), além de 4 técnicos (3 na área de designer de interiores e 1 na área de pesquisa em psicologia).

Sobre o palestrante: O designer Marcos Batista é diretor em design estratégico do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) e também participa do conselho do Polo de Aceleração de Startups Inovametô da Universidade Metodista de SP. Com mais de 25 anos de experiência na área foi gestor de design da América Latina para o grupo Bosch e Siemens de Eletrodomésticos e participou do desenvolvimento e lançamento de mais de 100 produtos. Em sua trajetória recente, participou de diversos projetos de inserção da cultura de inovação e intraempreendedora em empresas públicas e privadas e na implantação de núcleos e laboratórios de Design e Inovação. Como palestrante, aborda temas relacionados a inovação, design, empreendedorismo, educação, desenvolvimento humano, cidades criativas e economia criativa.