Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Curso de Artesanato do PROEJA realiza exposição de produtos

Curso de Artesanato do PROEJA realiza exposição de produtos

publicado: 26/04/2016 16h19, última modificação: 26/04/2016 16h47
Exibir carrossel de imagens Artesanato produzido por alunos do IFAL

Artesanato produzido por alunos do IFAL

O Curso Técnico Integrado em Artesanato/Proeja promoveu a 1ª Banca com apresentação de objetos artesanais já produzidos neste ano por jovens e adultos estudantes do Ifal Campus Maceió. Os produtos artesanais, criados por alunos, foram exibidos na Sala do Proeja (Bloco de Eletrônica).

O Curso Técnico de Artesanato foi criado no IFAL no ano de 2008, com o objetivo de atender profissionais artesãos que desejam concluir o Ensino Médio com Qualificação Profissional. A principal proposta do curso é revitalizar seus conhecimentos adquiridos tradicionalmente de geração a geração, com fundamentação teórico-prático utilizando conceitos de artes e foco em Design.

De acordo com a coordenadora do Proeja Vera Lúcia Nascimento, a proposta do curso visa refletir criticamente acerca do “fazer artesanal”, constituindo não apenas a aquisição da escolaridade regular do artesão, mas igualmente o domínio técnico e filosófico, para que possam repensar criticamente a importância de seu fazer, de forma sistemática e regular. O fortalecimento intelectual desses artesãos certamente assegurará a elevação da auto-estima do grupo, aspecto que tem forte impacto no processo de criação e de desenvolvimento da organização do processo produtivo.

A realização de bancas expondo os trabalhos artesanais é uma forma de incentivar a produção dos estudantes e novas formas para a prática do artesanato.