Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > I Colóquio de Arte e Design movimenta Campus neste fim de semana

I Colóquio de Arte e Design movimenta Campus neste fim de semana

publicado: 27/07/2017 22h14, última modificação: 28/07/2017 20h07

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Design – NP Design e o Centro Acadêmico de Design e Interiores, promove a partir desta sexta-feira, 28/07, o I Colóquio De Arte e Design 2017, evento que comemora os 15 anos do curso e 10 anos do NP Design. O evento tem programação composta por palestras, painéis e debates no Campus Maceió, nos dias 28 e 29/07, nos auditórios de Informática, Construção Civil e no Hall de convivência do campus. O colóquio se divide em duas etapas: start e finish, que representam partida e chegada para o processo de criação e reflexão entre arte, artesanato e Design. A etapa Start é a primeira edição do evento, e a finish será realizada em outubro, com o resultado de criações motivadas pela primeira edição do colóquio.

A coordenadora do curso, professora Iolita Marques de Lira, revela que o colóquio surgiu para atender uma demanda dos alunos que desejavam uma atividade dinâmica, inovadora e que impulsionasse a discussão de temas em Design e as atividades práticas de criação. A programação do evento será iniciada às 19h30 do dia 28/07, no hall de convivência do Campus, e segue no auditório de Construção Civil às 20h, com a palestra “O Desenvolvimento do Olhar e a Composição da Imagem”. As 21h será lançado o edital para a mostra de fotografias de alunos do projeto Olhar “Di” ver cidade, que estimula a produção fotográfica dos alunos em viagens pelo interior do Estado. “O edital vai estimular a produção nesta etapa inicial, e os resultados serão apresentados em outubro, numa mostra fotográfica na segunda edição do colóquio (etapa finish). A palestra inicial deve servir de inspiração para as fotografias, para aprimorar o olhar dos estudantes e para que se reconheçam alagoanos”, explica a coordenadora do curso.

Já no sábado, o Colóquio traz, às 9hs, no auditório de Informática, a palestra “Design e Criatividade”, seguida do lançamento do edital para a “criação do micromóvel”. O micromóvel a ser criado e utilizado pelos estudantes do curso é uma prancheta versátil, adequadas para desenhos técnicos, que seja acessível e usual para espaços disponíveis de criação. “É um exercício para a criação de um produto, considerando usabilidade, facilidade de transporte, aproveitamento do espaço e custo acessível. O edital visa estimular a criatividade dos alunos, para que possam da solução pra um problema que é deles”, afirma a professora Iolita. As ideias para a criação do micromóvel serão estimuladas pela palestra Design e Criatividade.

No sábado, o colóquio também abordará os 15 anos do Curso de Design, os dez anos do Grupo de Pesquisa NP Design e a nota máxima obtida pelo curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A programação do evento segue com Mesa Redonda composta por ex-alunos do curso, que compartilharão experiências exitosas na área de criação de produtos e atuação no mercado de Design de Interiores, e se encerra com o bate papo “Design e Artesanato”, no qual será abordada a relação entre temas e criações nas áreas de Design e Artesanato, considerando aspectos aprendidos nos cursos ofertados pelo Ifal.