Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Colóquio debate estudos linguísticos e literários por meio de ensino, pesquisa e extensão
conteúdo

Notícias

Colóquio debate estudos linguísticos e literários por meio de ensino, pesquisa e extensão

por Gabriela Rodrigues publicado: 23/11/2022 14h45, última modificação: 23/11/2022 15h17
Estudantes e docentes debateram ações integradas focadas no ensino de Letras e Linguística

Estudantes e docentes debateram ações integradas focadas no ensino de Letras e Linguística

Foi aberto nesta terça-feira (22) no auditório Oscar Sátyro o 7º Colóquio em Letras e Linguística - Collin, do Ifal Campus Maceió. O evento, já consolidado no calendário do Instituto, debate nesta edição o tema: Estudos linguísticos e literários: diálogos inter-multi e transdisciplinares no ensino, na extensão e na pesquisa, com o intuito de destacar a convergência do tripé ensino, pesquisa e extensão no processo formativo na área de Letras. 

Promovido pela Coodenação do Curso de Licenciatura em Letras do Ifal Maceió, o colóquio estimula debates que levem em conta tanto a pluralidade dos olhares teóricos, metodológicos, epistemológicos, quanto o intercâmbio necessário dos saberes entre os campos disciplinares. O evento foi aberto pela roda de conversa intitulada “PIBIC, PIBID, PRP: Diálogos transdisciplinares entre teorias e práticas na formação docente“. 

Na ocasião, os professores Ricardo Jorge Cavalcanti, Joana D'Arc Macêdo e Rossana Gaia conduziram reflexões sobre  a importância de projetos institucionais para as licenciaturas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Residência Pedagógica - PRP,   Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica  - PIBIC, construção de TCC, e a curricularização da Extensão, implantada no curso desde 2020. Também contribuíram com o debate a egressa do curso Maryanne Cedrim, que atualmente é professora da rede municipal de Língua Portuguesa para as séries finais do Ensino Fundamental e supervisora do PIBID na rede municipal de ensino, e os estudantes da Licenciatura em Letras Joel Santos e Rose Machado, do 7º e 3º período, respectivamente.

Finalizando o evento na noite de hoje (23/11),  a professora Elaine Rapôso ministra a palestra “Literatura para além do cânone: ler para interrogar os silêncios”, às 19 horas, também no auditório Oscar Sátyro.