Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Clube Mandacaru: Literatura e Teatro a serviço da educação

Clube Mandacaru: Literatura e Teatro a serviço da educação

publicado: 10/11/2017 13h17, última modificação: 10/11/2017 13h20
Exibir carrossel de imagens Grupo encenou "Quem tem medo de Lobo Mau" no Campus Maceió.

Grupo encenou "Quem tem medo de Lobo Mau" no Campus Maceió.

O Clube de Incentivo a Leitura e Teatro Mandacaru promoveu o Teatro-Oficina “Quem tem medo de Lobo Mau”, dentro da programação da I Mostra Ifal, do Campus Maceió. O espetáculo foi produzido e apresentado por alunos de graduação e do ensino médio técnico do Campus e já percorreu escolas e instituições de Maceió, em um projeto que visa promover a educação e o incentivo à leitura para além do espaço do Ifal, chegando a comunidades e crianças carentes com pouco acesso à educação.

Além da encenação de “Quem tem medo de Lobo Mau”, o Clube Mandacaru levou oficinas de teatro para fora do Campus Maceió, promovendo educação e Cultura na ONG Jovens em Caminho, no bairro de Joaquim Leão, em Maceió, que faz o acolhimento a crianças carentes que vivem às margens das lagoas Mundaú e Manguaba, na periferia de Maceió. O inventivo à leitura e ao teatro também foi levado a alunos da Escola Pierre Vigne, escola particular no bairro do Feitosa, que, em contrapartida, doou livros para o Clube. A encenação, que tem duas versões (uma é a tradicional história de Chapeuzinho Vermelho e a outra uma adaptação na qual o personagem lobo mau se transforma em super herói), também já animou plateias em escolas públicas do município de Paripueira, na ONG Casa do Pobre (bairro do Vergel) e tem apresentações marcadas nos campi do Ifal de Arapiraca e Palmeira dos Índios. O grupo pretende levar o espetáculo ao lixão e a presídios de Maceió.

O CLUBE

O Clube de Leitura Mandacaru teve origem entre um grupo de estudantes do 3° período do curso de Licenciatura em Letras do Campus Maceió, com o apoio do professor Antonio Cícero, durante uma atividade da disciplina de Projetos Integradores, que faz parte da matriz curricular do curso. O projeto se expandiu para além da sala de aula, agregou teatro às suas ações e passa a ser uma atividade institucional do Campus, com o apoio da Diretoria de Ensino. Na programação de atividades do clube, além das encenações de espetáculos pelo Estado, estão previstos reuniões e eventos periódicos com a participação da comunidade externa.

Para fazer parte do clube de Leitura e Teatro Mandacaru basta enviar um e-mail para clubedeleituramandacaru@gmail.com contendo whatsapp/telefone para contato e instituição/turno e turma na qual estuda (se for estudante) e o campus do Ifal do qual faz parte.