Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió publica edital para Programas de Assistência Estudantil

Campus Maceió publica edital para Programas de Assistência Estudantil

publicado: 09/02/2017 11h51, última modificação: 09/02/2017 11h58

A Diretoria Geral do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió publicou o edital anunciando a abertura das inscrições para os programas ofertados por meio da Política de Assistência Estudantil do IFAL, em conformidade com a Resolução nº 54/CS, de 23 de dezembro de 2013. A inscrição será realizada em 2 (duas ) etapas: A primeira etapa, de  13 a 17/02/2017, é destinada aos alunos que já estudam no Campus Maceió. Já a segunda etapa, de 03 a 07/04/2017, é destinada aos alunos ingressos no Campus Maceió em 2017.1. Os alunos devem solicitar o questionário socioeconômico e a relação de documentação comprobatória no Setor de Serviço Social do Campus, de segunda a sexta-feira, funcionando das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

O questionário socioeconômico devidamente preenchido e a documentação comprobatória completa devem ser devolvidos, em envelope lacrado, com nome, curso e turma do aluno, ao Setor de Serviço Social no seguintes períodos e horários:.

Para alunos que já estudam no Campus Maceió:

PERÍODO:  20 a 24/02/2017

HORÁRIO: 8h  às  12h e das 14h às 18h

Para alunos ingressos no Campus Maceió em 2017.1:

PERÍODO:  10 a 13/04/2017

HORÁRIO: 8h  às  12h e das 14h às 18h

A falta de documentação completa e o preenchimento incompleto/incorreto do questionário socioeconômico, acarretará a perda automática do direito à análise socioeconômica.

O Edital prevê ainda que se necessário, os profissionais de Serviço Social, agendarão entrevistas com os estudantes , como também poderão realizar visitas domiciliares. Neste caso, será divulgado o período da realização das entrevistas.

O resultado das duas etapas  será divulgado no dia 18/04/2017, até às 18h, por meio de cartazes afixados nos quadros de avisos do Campus, na página da Coordenadoria de Serviço Social, no Facebook e no site oficial do Ifal Campus Maceió.

PRIORIDADES

Serão atendidos prioritariamente os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, avaliada mediante análise de critérios pelo profissional de Serviço Social do IFAL. A condição de vulnerabilidade social será avaliada pelos profissionais de serviço social mediante os seguintes critérios:

a) Renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio;

b) Estudante oriundo da rede pública;

c) Situação de moradia e de trabalho do estudante/família;

d) Composição familiar e escolaridade da família;

e) Despesas do estudante/família;

f) Bens móveis e Imóveis/família;

g)Doenças graves do estudante/família e/ou pessoas com necessidades específicas (deficiência);

h) Estudantes com filho (s);

i) Beneficiários de Programas Sociais  (CadÚnico- Bolsa Família, BPC, etc).

PROGRAMAS

Os programas ofertados pela Política de Assistência Estudantil do Ifal Campus Maceió são os seguintes:

Programa Bolsa de Estudo: Assistirá financeiramente aos alunos que participem de atividades educacionais, no horário contrário das aulas regulares em programas e projetos de pesquisa ou extensão, na condição de colaborador.

Programa Bolsa PROEJA: Concederá recursos financeiros com o objetivo de contribuir para a permanência  dos estudantes matriculados na modalidade  de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

Programa Auxílio Permanência: Assegurará aos estudantes recursos financeiros, para custear despesas com transporte, moradia e outras necessidades socioeconômicas, que possibilitem condições de permanência no IFAL.

Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (PIPAD):  Possibilitará aos estudantes do IFAL, em situação de vulnerabilidade social o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades em modalidades esportivas e nas diversas linguagens artísticas

Mais informações e a tabela completa de vagas ofertadas nos programas podem ser obtidas no edital completo aqui.