Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Abertura do Seminário de Integração aborda protagonismo estudantil

Abertura do Seminário de Integração aborda protagonismo estudantil

publicado: 23/03/2017 12h20, última modificação: 28/03/2017 14h46
Exibir carrossel de imagens Reitor Sérgio Teixeira alertou os estudantes para as oportunidades oferecidas pelo Ifal.

Acontece até a próxima sexta-feira (31), no Ifal Campus Maceió realiza,  o I Seminário de Integração, evento promovido pela Diretoria de Ensino do Campus, em parceria com a Diretoria de Apoio Acadêmico, Departamentos e Coordenações do Campus. O Seminário tem programação nos turnos matutino, vespertino e noturno e acontece no Ginásio, Auditório do bloco de Edificações e nas salas de aula. A programação completa do evento está disponível aqui.

O I Seminário de Integração do Campus Maceió foi  aberto na segunda-feira (27) com solenidade no Ginásio do Campus, com a presença do reitor Sérgio Teixeira Costa, de gestores do Ifal Maceió,  e de estudantes dos níveis médio e superior, que receberam as primeiras informações e tiveram, na oportunidade, o primeiro contato com dados sobre a instituição.

Na solenidade, foi exibido o vídeo institucional do Ifal, que levou ao conhecimento dos novos alunos o papel do Instituto na sociedade alagoana, seu reconhecimento nacional e internacional por destaquem em ensino, pesquisa e extensão, e o crescimento da Instituição em todo os Estado de Alagoas, chegando a dezesseis campi em todo o Estado. "Servidores e alunos são a força motriz para tudo o que está acontecendo no Ifal. E para isto, é preciso ter objetivos. Tenham objetivos, pois sem objetivos não se chega a lugar algum. E com foco, virá a realização em suas áreas profissionais, o que é uma satisfação enorme para todos nós que fazemos o Instituto", destacou o diretor de extensão, pesquisa e pós-graduação do Campus, Alan John Duarte de Freitas, dirigindo-se aos alunos.

Na ocasião, a diretora de Ensino do Campus, Gisele Fernandes Loures, destacou o papel dos estudantes como protagonistas no processo de desenvolvimento da instituição e do país. "Vocês todos estão de parabéns, pois enfrentaram um processo seletivo, conseguiram ingressar no Ifal e, agora, representam o futuro, não só de vocês mesmos e da Instituição, mas de um país inteiro".

A diretora do Campus Maceió Jeane Melo também destacou o papel do aluno como a "razão de ser" da Instituição e afirmou que a parceria entre gestores e estudantes é necessária para a consolidação e o sucesso de projetos do Ifal Campus Maceió. "Somos todos uma grande equipe. E graças a vocês (alunos), nós crescemos muito e somos referência. Vocês vão carregar para sempre o nome dessa instituição: ao longo de toda a vida estudantil e, futuramente, quando estiverem realizados profissionalmente", declarou a gestora do Campus.

O reitor Sérgio Teixeira Costa também esteve presente à abertura do Seminário de Integração, e informou que faz questão de recepcionar os estudantes a cada início de ano letivo. "Somos uma instituição respeitada nacionalmente e temos muito a oferecer. Dediquem-se aos estudos, procurem saber como entrar em projetos de pesquisa e extensão, fiquem atentos aos programas de assistência estudantil, façam curso superior e pós-graduação. Somos pela verticalização do ensino e pelo crescimento pessoal e profissional das pessoas que passam por aqui. Aproveitem as oportunidades, perseverem e não se acomodem: tem muita gente ao redor para ajudar vocês a aproveitar o máximo do Instituto", reforçou o reitor.

A programação de abertura do Seminário foi concluída com a palestra "Q.E. ou Q.I., o que te faz mais feliz ?", com a professora de Psicologia Nádia Mara da Silveira, que provocou nos novos alunos do Campus a reflexão sobre a chamada Inteligência emocional ou o controle emocional, presente em todas as áreas da vida, e relacionada a habilidades como empatia, comunicação, auto motivação, controle dos impulsos e intuição.

A palestrante explicou a diferença entre este tipo de inteligência  e o Q.I., o chamado Quociente de inteligência, uma medida padronizada obtida por meio de testes que servem para avaliar as capacidades cognitivas de uma pessoa.

O SEMINÁRIO

O Seminário de Integração do Campus Maceió tem como objetivo apresentar o funcionamento institucional e dos cursos do Ifal Maceió a todos os alunos ingressantes de cursos superiores e de cursos técnicos do campus, bem como recepcionar e integrar os recém-chegados com a comunidade acadêmica. Na programação do evento, há atividades, palestras e debates para compartilhamento de informações, experiências de ensino, pesquisa e extensão realizados no Instituto.

Para participar, basta comparecer ao Campus Maceió nos horários do evento.  Ao longo da programação do Seminário, outros temas também serão abordados como a estrutura e o funcionamento do Ifal, o ensino superior no Ifal e a apresentação dos cursos (proposta,  matriz curricular e informações gerais).