Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió inicia atividades para jovens do PRONATEC

Campus Maceió inicia atividades para jovens do PRONATEC

publicado: 09/12/2015 15h16, última modificação: 09/12/2015 15h20
Exibir carrossel de imagens Estudantes inscritos no Pronatec.

Estudantes inscritos no Pronatec.

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas – IFAL participaram na manhã desta quarta-feira (09) da aula inaugural do Programa de Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC / Jovem Aprendiz, que neste ano contempla 185 estudantes do Instituto, entre 16 e 24 anos, inscritos no programa que visa à geração de novas oportunidades para o mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora adjunta do Pronatec no Campus Maceió, Professora Maria de Fátima Viana, o programa busca a inserção do jovem no mercado de trabalho, através de parcerias entre o Instituto, o governo federal e micro e pequenas empresas que oportunizam vagas aos jovens trabalhadores.

Os cursos ofertados no Instituto são de garçom, camareira, operador de supermercado, balconista de farmácia, mecânico de motocicletas e vendedor. A oferta de vagas para estudantes do Ifal também é resultante de parceria entre o Instituto, a Secretaria Municipal der Ação Social, Sistema Nacional de Emprego – SINE e os Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, que buscam atuar em programas inclusivos.

Os cursos tem tempo médio de duração de dois anos, são ofertados no Campus Maceió nos horários da manhã (7:30hs às 11:30hs) e tarde (13:30hs às 17:30hs) e pode ser acumulado com a grade curricular dos alunos que já cursam o ensino médio na escola. O programa oferece fardamento, material didático, auxílio alimentação e transporte, bolsa estudantil e, ao final do curso, encaminha os jovens profissionais a vagas abertas pela interação entre empresas e escolas.

O Pronatec Jovem Aprendiz é um programa iniciado em 2014 pelo governo federal e incentiva a inserção profissional de adolescentes  e jovens adultos, oferecendo prioridade aos que vivem em situação de vulnerabilidade social e aos matriculados em escolas da rede pública. A oferta de vagas foi ampliada na seleção deste ano porque, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as micro e pequenas empresas (que são 97% das empresas do Brasil) poderão contratar esses jovens com redução de custos, já que a certificação do jovem será custeada pelo programa e não mais pela empresa.