Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió inicia ano letivo com Planejamento de Ensino e Seminário de Integração

publicado: 07/03/2018 12h33, última modificação: 07/03/2018 13h52
Exibir carrossel de imagens Alunos foram recepcionados no Seminário de Integração

Alunos foram recepcionados no Seminário de Integração

O ano letivo de 2018 já está a pleno vapor no Ifal Campus Maceió. Iniciado na última segunda-feira (05/03), o novo ciclo de atividades deste ano foi aberto com o Seminário de Planejamento da área de Ensino, que reuniu gestores, docentes e técnicos do Instituto, e com o VI Seminário de Integração do Campus Maceió, que promove atividades até a próxima sexta-feira (09) envolvendo todos os alunos ingressantes de cursos superiores e de cursos técnicos do campus (integrados e subsequentes).

O Seminário de Planejamento do Ensino teve como foco o debate de questões relacionadas ao ensino e à construção de processos e ações que busquem a excelência nos serviços ofertados pelo Campus. Na ocasião, a diretora geral do Campus Maceió, Jeane Melo, destacou a importância do trabalho articulado entre servidores técnicos, professores e gestores da  Instituição para que o ano seja repleto de atividades exitosas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Somos um conjunto de forças. Temos uma equipe descentralizada, quatro diretorias que trabalham com autonomia, mas que juntas impulsionam este Instituto. Somos o resultado de esforços coletivos, do trabalho conjunto, somos um time em prol da educação e da formação das pessoas. Temos um compromisso com a sociedade”, destacou Jeane.

A diretora e Ensino do campus, Gisele Loures, também destacou a importância do trabalho colaborativo, do espírito de parceria e do planejamento e execução para superar desafios do cotidiano. “Não é possível que um aluno do primeiro ano entre na Instituição e já ouça alguém falar que temos apenas problemas! Não podemos comprar este discurso. Nós sabemos que temos desafios, mas sabemos também que temos que encará-los com alternativas de solução. A gente tem força para encarar todos os nossos problemas, temos poder de engajamento, vontade e coragem para resolver”, revelou a diretora de Ensino.

Seminário de Integração

Aberto também no dia 05/03 e com programação ofertada até a próxima sexta-feira (09/03), o VI Seminário de Integração marca o reinício das atividades acadêmicas no Campus. O Seminário foi aberto com a presença de gestores da Instituição, que informaram sobre o funcionamento institucional e dos cursos do Ifal Maceió e ressaltaram a importância do “tripé” ensino, pesquisa e extensão para uma formação acadêmica sólida e de qualidade. A recepção dos alunos também teve palestra informativa sobre a política de Assistência Estudantil do Ifal.

A programação de abertura foi marcada, ainda, pela aula inaugural oferecida aos alunos dos cursos superiores e técnicos sobre “Gestão do tempo e êxito acadêmico”, com o professor Lauro Lopes Pereira Neto. Na aula inaugural, o professor abordou medidas para gestão de horários e atividades diárias, estimulando o senso de organização, planejamento e disciplina nos estudantes.

O foco da palestra foi a otimização do tempo para melhor aproveitamento nos estudos, por meio de iniciativas simples como elaboração de quadro-horário contendo as atividades, identificação de prioridades, registros em agenda, organização do ambiente de estudo e eliminação de distrações que possam tomar tempo (como televisão, smartphones ou uso contínuo de redes sociais ou aplicativos de mensagens).