Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Biblioteca promove treinamento de bases de dados para pesquisadores

Biblioteca promove treinamento de bases de dados para pesquisadores

publicado: 16/11/2015 21h35, última modificação: 03/12/2015 10h07
Exibir carrossel de imagens Bases de dados da Editora Elsevier.

Bases de dados da Editora Elsevier.

A Biblioteca Benevides Monte, do Campus Maceió, promoveu um treinamento das bases de dados da editora Elsevier, destinado a pesquisadores professores, estudantes e bibliotecários. O treinamento ocorreu Sala de Multimídia da biblioteca.

A Elsevier é considerada a maior editora do mundo na área de literatura médica, científica e tecnológica, fazendo parte do grupo Reed Elsevier. O público alvo de suas publicações são pesquisadores, técnicos e cientistas, as instituições de pesquisa acadêmicas e governamentais, laboratórios de pesquisa corporativos, bibliotecas, autores e editores.

As bases de dados trabalhadas no curso pela Biblioteca Benevides Monte foram “ScienceDirect”, “Scopus” e “Mendeley”. A  “ScienceDirect” é considerada solução líder para pesquisas da Elsevier. Ao acessar esta base de dados, pesquisadores, profissionais, professores, cientistas, estudantes e bibliotecários em todo mundo têm acesso a quase um quarto do conteúdo científico, técnico e médico revisado pela editora.

Já o “Scopus” é a maior base de dados com resumos e citações de literatura científica revisada por autores em todo o mundo. Conta com ferramentas inteligentes de busca, análise e monitoramento de publicações nas áreas de ciências, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades.

Por fim, o chamado “Mendeley” é um gerenciador de referências gratuito, que funciona como uma rede social acadêmica capaz de ajudar o usuário a organizar suas pesquisas, colaborar com outras pessoas online e descobrir o que há de mais novo em sua área de interesse. As bases ProQuest e Ebrary também foram trabalhadas na ocasião.