Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Biblioteca Benevides Monte disponibiliza acervos virtuais

Biblioteca Benevides Monte disponibiliza acervos virtuais

publicado: 24/06/2016 00h20, última modificação: 24/06/2016 00h21
As páginas do Instituto Federal de Alagoas, Ifal, inclusive o Campus Maceió, disponibilizam acessos a três bibliotecas virtuais: ebrary, Pearson e Minha Biblioteca, acessíveis diretamente pelo sistema do site.
A ebray só pode ser acessada no ambiente do IFAL, pois é necessário reconhecimento do IP da Instituição. A Pearson, o usuário (servidor ou discente), acessa através do seu login e senha do SIGAA. Ou seja, é preciso estar já cadastrado.

A Minha Biblioteca, é o mesmo sistema da biblioteca virtual Pearson, contudo, está disponível apenas para alunos do nível médio técnico e servidores do Instituto. A restrição da disponibilidade para essa biblioteca se deve ao número de acesso limitado, suportado pela Minha Biblioteca. De acordo com a coordenadora da Biblioteca Benevides Monte do Ifal Maceió, Monick Gomes, os alunos do superior já estão todos cadastrados no sistema SIGAA, e, com isso, possuem acesso liberado à Pearson. Portanto, foi decidido que a Minha Biblioteca seria de acesso apenas dos servidores e desses alunos (médio/técnico) que ainda não estão inseridos no SIGAA. Por conta de não estarem no SIGAA, eles devem comparecer à biblioteca Benevides Monte e cadastrar alguns dados básicos, para que a coordenação da Biblioteca solicite o cadastro/acesso dos usuários e sua liberação para utilizar a base da Minha Biblioteca.

Além dessas bibliotecas virtuais, o site do Ifal também disponibiliza o Portal de Periódicos da Capes, com diversas revistas científicas. O Portal pode ser acessado do ambiente interno do IFAL ou por acesso remoto (Comunidade Acadêmica Federada - CAFe) em qualquer computador com internet. Contudo, também requer cadastramento do usuário no Sistema SIGAA.

Em breve, haverá um ambiente na página do Ifal com informações aos usuários sobre as bibliotecas, em uma página ainda em fase de construção. O espaço ofertará informações sobre a utilização e acesso dos espaços virtuais, bem como os links para as bibliotecas virtuais. Por enquanto, as bibliotecas virtuais podem ser acessadas pelo link para
http://www2.ifal.edu.br/aluno (do lado esquerdo há a opção: Bibliotecas Virtuais), ou na base da página inicial do site.