Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Aplicativo ABC Autismo é apresentado em Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Geral

por Gabriela Rodrigues publicado: 26/10/2015 17h34, última modificação: 03/11/2015 16h11

Maceió sedia de 26 a 30 de outubro, no Centro de Convenções, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação/CBIE 2015, com seminários, palestras e exposição de trabalhos técnicos e científicos. Um dos destaques do evento é a exibição do aplicativo ABC Autismo, desenvolvido por estudantes-pesquisadores do curso superior de Sistemas de Informação do Campus Maceió, sob a coordenação da professora de Informática Mônica Ximenes.

O aplicativo é uma iniciativa voltada para a alfabetização de crianças com necessidades especiais, e recebeu neste ano o registro de propriedade e inovação no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), conforme diretrizes da Lei da Inovação nº 10.973/04.

A invenção foi desenvolvida a partir de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que contempla jovens pesquisadores, e ganhou forma a partir de pesquisas de campo realizadas pela professora Mônica Ximenes em parceria com os alunos José Welisson e Ezequiel Batista, com o objetivo de educar, de forma lúdica, as crianças autistas com dificuldades de aprendizado.

“O aplicativo foi programado em quatro níveis, desde o mais elementar, com os primeiros contatos para alfabetização, até nível mais complexo, com atividades mais avançadas”, explica Mônica Ximenes. A professora destaca, ainda, que o contato com crianças autistas e com professores que trabalham com este tipo de alunos permitiu a criação de uma equipe multidisciplinar que conheceu “de perto” as dificuldades de aprendizado destas crianças. “Por isso criamos um aplicativo de uso prático, bastante atrativo, com sons e imagens que facilitam o entendimento”, revela a pesquisadora.