Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Nesta quarta: Alunos são premiados em Olimpíadas de Física, Astronomia e Astronáutica

publicado: 11/12/2018 11h22, última modificação: 11/12/2018 11h35

A próxima quarta-feira (12/12) é dia de premiação no campus Maceió!

Os alunos medalhistas da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) serão premiados no Auditório Jorge Batista (Mecânica), a partir das 10 horas, em uma cerimônia conduzida pela Comissão Olímpica de Física do Ifal Campus Maceió – Cofisifal. Na ocasião, também serão entregues os certificados para os alunos participantes da MostraIfal e da Expofísica 2018. Imperdível! O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e ao público externo. Participe e venha prestigiar nossos atletas do conhecimento!

Em 2018, 42 alunos do Ifal Campus Maceió participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A Olimpíada rendeu ao "time" do campus 6 medalhas de ouro, 5 medalhas de bronze, 5 alunos convidados a participar da Jornada Espacial e 6 alunos selecionados para participar da seletiva internacional para a seleção brasileira de Astronomia e Astronáutica. A jornada Espacial é um evento realizado com os alunos que obtiveram as maiores notas de Astronomia e Astronáutica do país,  na Cidade de São José dos Campos, polo tecnológico aero-espacial brasileiro. Durante a Jornada, os alunos puderam vivenciar formações e visitas a centros importantes como o ITA, o IAE e o INPE.

Alunos do Ifal Maceió também foram premiados na Mostra Brasileira de Foguetes, competição realizada a partir do lançamento de foguetes feitos de Garrafa PET, propulsionados por uma reação química de vinagre e fermento. Foram 15 alunos participantes, sendo 9 premiados com a medalha de ouro e 3 com medalha de bronze. A melhor equipe do campus  representou o Instituto na Jornada Brasileira de Foguetes, realizada no Estado do Rio de Janeiro. O Ifal Campus Maceió foi uma das escolas vencedoras da competição.

Os alunos do campus também participaram da ExpoFísica, evento anual realizado pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas, e  que envolve demonstrações práticas para alunos de todo o Estado. Dois grupos, com três alunos cada, representaram o campus e obtiveram a premiação de melhor apresentação científica do evento. Tais grupos também apresentaram experiências práticas durante a MostraIfal, evento integrador e educativo que promove a divulgação dos cursos e atividades realizados no Instituto, enfatizando a importância da Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Instituto.