Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos do Ifal participam de primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física

Alunos do Ifal participam de primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física

publicado: 11/05/2018 14h43, última modificação: 14/05/2018 12h38
Exibir carrossel de imagens Alunos do Campus Penedo fazem prova da OBF.
(Foto: Lidiane Neves)

Alunos do Campus Penedo fazem prova da OBF. (Foto: Lidiane Neves)

Gabriela Rodrigues, Lidiane Neves e Acássia Deliê

Alunos do Instituto Federal de Alagoas participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física, que envolveu a participação de estudantes de nível médio de escolas públicas e privadas de todo o país. No campus Maceió houve a maior participação de alunos do Instituto: foram 47 estudantes. De acordo com o professor de Física do campus Alex Costa, a expressiva participação dos estudantes na Olimpíada tem relação com as aulas preparatórias ofertadas no Campus pela comissão docente formada por professores da área e focados na preparação dos alunos para as olimpíadas do conhecimento.

No Campus Marechal Deodoro, Alessandro dos Santos, de 19 anos e aluno do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, participou da primeira fase da OBF, considerada por ele como uma "grande oportunidade": "A olimpíada de física é uma grande oportunidade para testar o meu conhecimento e aprender novas experiências. Aliás, participo da Olimpíada desde o primeiro ano, mas sempre é uma experiência nova pra mim. Neste ano a prova estava equilibrada com questões teóricas e outras de cálculos, bem distintas", avaliou o estudante.

Já no Campus Penedo, a equipe docente de Física conseguiu envolver todos os estudantes do 1º ao 3º ano dos cursos técnicos integrados. As provas da primeira fase foram aplicadas nos turnos manhã e tarde, com a colaboração de docentes de Ciências Exatas e também de outras áreas.

Os cadernos da prova teórica da primeira fase da OBF trouxeram, respectivamente, 25 e 20 questões objetivas para serem respondidas em um prazo de cinco horas. As notas deverm ser lançadas no banco de dados da Olimpíada até 18 de junho e a divulgação do número mínimo de acertos para admissão à segunda fase ocorrerá em 29 de junho. As provas da próxima etapa estão marcadas para 18 de agosto.