Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Alunos do Ifal Maceió vencem competição de Robótica na Erbase

Alunos do Ifal Maceió vencem competição de Robótica na Erbase

publicado: 30/08/2018 09h11, última modificação: 30/08/2018 09h35
Equipes do Curso de Eletrônica premiadas na competição de Robótica.

Mais uma notícia boa que enche o Ifal Campus Maceió de orgulho:  Alunos do 3º e do 4º ano do curso técnico de Eletrônica (Ensino médio integrado) tiveram suas “engenhocas” premiadas na competição de robótica, a Robôbase, dentro da XVIII Escola Regional de Computação Bahia/Alagoas/Sergipe – ERBASE 2018, um dos maiores eventos do país relacionados à tecnologia e computação.

Os alunos foram premiados com o 1º e 2º lugar na categoria mini-sumô (para robôs com até 500 gramas), 2º lugar na categoria sumô (de até 3kg)  e 2º  lugar na categoria Seguidor de Linha, que desafia os participantes a controlar o robô em uma trajetória circular e limitada, sem sair das rota. Os robôs foram desenvolvidos pelos próprios alunos, orientados pelo professor do curso de Eletrônica do Campus, Alberto Jorge Santos.

Para desenvolvê-los, os alunos  utilizaram placas de alumínio, baterias, sensores de ultrasson e pequenos motores associados a placas de circuito impresso, e mecanismos de "inteligência", graças a programação de dados gravadas em um microcontrolador Arduino, uma espécie de minicomputador portátil instalado dentro de um circuito que, uma vez programado, faz várias tarefas registradas em um microchip de memória. A inteligência do robô vai sendo ajustada de acordo com o desempenho nas lutas de sumô e nos movimentos na trajetória circular da categoria "Seguidor de Linha".

O EVENTO

Esta foi a primeira edição da Robôbase, modalidade criada e motivada pelo sucesso da RRC (Recôncavo Robot Challenge), competição de robótica que aconteceu junto a edição 2017 na ERBASE no Recôncavo Baiano. A Robôbase tem como objetivo promover a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de hardware e software para superar adversários nas diferentes classes e categorias disponíveis, além da habilidade de resolver problemas mesmo sob certa pressão psicológica, inerente a uma competição.

A competição, dentro da Erbase, envolveu conhecimentos de robótica, programação, design, eletrônica e eletricidade.

A Erbase envolve participantes de várias Universidades e Institutos e é promovida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação, uma das maiores sociedades científicas relacionadas à informática e tecnologias. O encontro deste ano aconteceu na cidade de Aracaju-SE.