Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > Curso de Pedagogia aprova três subprojetos no Programa Iniciação à Docência
conteúdo

Notícias

Curso de Pedagogia aprova três subprojetos no Programa Iniciação à Docência

Graduação criou 72 oportunidades para atuação de profissionais e licenciandos
por Jhonathan Pino publicado: 22/10/2024 13h08, última modificação: 23/10/2024 09h56

A Licenciatura em Pedagogia da Diretoria de Educação a Distância (DIREAD) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aprovou três subprojetos, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Com isso, o curso selecionará 48 bolsistas, para dois subprojetos voltados à alfabetização, e outros 24 para um subprojeto com atuação mais ampla. Eles irão atuar por meio dos polos Arapiraca, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Piranhas e Santana do Ipanema.

A coordenadora o curso comemora a aprovação dos projetos, dada a importância do programa para os alunos da Educação a Distância (EAD).

“O programa não só oferece suporte financeiro, mas também propicia experiências práticas em ambientes escolares reais, fundamentais para a formação docente. Este contato direto com a sala de aula permite que os futuros pedagogos integrem teoria e prática, solidificando seu aprendizado e desenvolvendo habilidades pedagógicas essenciais, como reflexão, planejamento e execução de atividades educativas” comentou Danielle Ferreira

Segundo a docente, a participação dos estudantes no programa é crucial para a formação de professores pesquisadores. “Ao se envolver em projetos que exigem investigação e reflexão sobre a prática educativa, os alunos são estimulados a adotar uma postura crítica e investigativa. Essa abordagem é vital para a construção de uma educação de qualidade, promovendo a produção de conhecimento e inovação pedagógica”, enfatiza.

Em sua primeira participação no programa, curso de Pedagogia já inicia suas atividades com dois núcleos com a intenção de preparar profissionais mais qualificados e conscientes das demandas do sistema educacional e da sociedade.

“Essa conquista se deve, em grande parte, ao trabalho excepcional da coordenação institucional do programa, que conseguiu aprovar um projeto abrangente junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além do sucesso histórico do Pibid em outras licenciaturas da instituição”, recorda Danielle.

As inscrições para o programa estão abertas até o dia 25 de outubro. É possível se inscrever como supervisor, caso o candidato seja professor da rede pública, ou como bolsista, caso seja aluno do Ifal. Confira os editais retificados nº 10/2024, para supervisores, e nº 11/2024, para discentes.

“Convidamos todos os estudantes interessados a se inscreverem no Pibid e aproveitarem essa oportunidade única de enriquecer sua formação acadêmica. Participar do programa é uma chance de se envolver ativamente com a prática docente, desenvolver competências essenciais e contribuir para a melhoria da educação em nossa região”, convocou a docente.