Notícias
1º Encontro de Formação Pedagógica UAB abre inscrições
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sediará o 1º Encontro de Formação Pedagógica UAB, nos dias 26, 27 e 28, no auditório do campus Maceió. O evento tem participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e será dedicado à discussão sobre educação digital, educação a distância e formação de professores, abordando inovações pedagógicas e práticas efetivas para o aperfeiçoamento de coordenadores, docentes e tutores que atuam na Universidade Aberta do Brasi (UAB)l.
O evento é destinado a Coordenadores de curso e de polo, tutores, professores, técnicos e equipes da UAB da Ufal e do Ifal, além de servidores do Ifal que trabalham em conjunto com a Diretoria de Educação à Distância (Diread). Acesse aqui o formulário de Inscrição.
A proposta, construída em parceria entre a Ufal e o Ifal, busca construir espaços de diálogo interinstitucional para fortalecer as ações da UAB em Alagoas. O evento acontecerá no formato de plenária de modo que todos/as os/as participantes têm a oportunidade de acompanhar as discussões propostas ao longo de três dias.
Programação Geral
Local: Auditório do Ifal
Dia 26/05/2025
15h -18h - Credenciamento
18h – Mesa de Abertura interinstitucional
18h30 - Apresentação cultural
19h30 - Mesa de Abertura
Referenciais de qualidade e regulamentação da Ead: desafios e perspectivas.
Dia 27/05/2025
Mesa-redonda
9h - Mesa-redonda
Gestão da UAB: relatos, história e experiências alagoanas
10h30 – Intervalo (Pitstop Ead)
11h - Simpósio temático
Pesquisas na UAB/EaD nacional e internacional
12:30 - Almoço
Tarde
14h - Oficinas
Oficina 1: Questões da diversidade na UAB
Oficina 2: Produção de material didático
16h10 – Intervalo (Pitstop Ead)
16h30 - Oficinas
Oficina 3: Gamificação na EAD
18h30 - Encerramento
Dia 28/05/2025
Manhã
8h30 - Reunião de Grupos de Trabalho (GT’s)
GT Coordenadores
GT Docentes
GT Tutores
Pauta: Avaliação dos processos e elaboração de propostas de ações para o período de junho de 2025 a junho de 2026.
10h30 – Intervalo (Pitstop Ead)
11h - Conferência de Encerramento
Acesso, permanência e evasão na UAB
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista