Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro aborda carreira docente no ensino básico técnico e tecnológico ; faça download

publicado: 31/01/2017 09h44, última modificação: 31/01/2017 10h23

Ser uma referência para gestores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) e para professores da rede federal quando se trata da carreira nos institutos federais. Esse é o objetivo da obra “A carreira docente EBTT: aspectos específicos e legislação”, lançada esta semana pelo professor de Economia do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Bambuí, Érik Dominik. Ele foi professor substituto do campus de 2004 a 2006 e atualmente é efetivo.

O livro pode ser acessado gratuitamente na internet e não possui direitos autorais. “Na prática, ter direitos autorais zero significa que o livro impresso fica mais barato para quem for adquiri-lo. Não ter direitos autorais também me dá a liberdade de distribuir de forma gratuita a publicação digitalizada (em formato pdf), já que o interesse é que seja mais divulgado e lido e não que se tenha retornos econômicos com a obra”, detalhou o docente em entrevista.

O texto aborda aspectos específicos da carreira docente EBTT e a legislação pertinente, bem como o histórico das carreiras anteriores e um breve histórico da Rede. A ideia de escrever veio após anos na militância docente. “Já tinha muitos textos e discussões, além disso respostas a colegas fundamentadas pela legislação, então reuni tudo isso em um livro”, relatou. A obra também estabelece pontos reivindicatórios a serem abordados no presente e no futuro, além de todas as possibilidades de crescimento na carreira docente.

Os dados presentes no livro foram obtidos em várias fontes, como o Ministério da Educação (MEC), sítios de representações sindicais, fóruns de discussões de professores, documentos oficiais e sítios oficiais de legislação. Faça o download do livro AQUI.

registrado em: ,