Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex lança editais para seleção de programas e projetos em 2017

Proex lança editais para seleção de programas e projetos em 2017

publicado: 28/10/2016 09h00, última modificação: 28/10/2016 16h40

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, na tarde desta quinta-feira (27), os editais destinados à seleção de propostas para programas e projetos de extensão a serem realizados em 2017.

As ações que constam nos editais são:
1) PROGRAMA MINHA COMUNIDADE:
O Programa objetiva desenvolver em determinada comunidade um conjunto de ações extensionistas, sobretudo projetos, cursos e eventos, com forte característica dos cursos ofertados pelo Ifal, que aponte soluções para a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e produtiva, e a geração de oportunidades.

2) PROGRAMA ARTIFAL:
O Programa objetiva formar grupos culturais e artísticos para a preservação e disseminação da cultura e da arte. Todas as propostas de ações e projetos com este objetivo deverão compor a proposta final do Programa de cada campus.

Os Programas Minha Comunidade e Artifal deverão ser compostos por um conjunto de ações integradas. Estes editais requerem adesão dos campi que assim desejarem, e cada campus do Ifal poderá apresentar uma proposta. Os interessados deverão manifestar interesse na adesão na Coordenação de Extensão de cada campus, a quem caberá encaminhar à Proex a proposta final.
Os campi que já aderiram ao Programa em anos anteriores, decidirão pela continuidade ou renovação da proposta e das comunidades.

3) PROGRAMA PROIFAL
O Programa visa implantar ações de preparação para o exame de seleção dos cursos do Ifal, atendendo estudantes de escolas públicas, especialmente. Deve abordar também noções do funcionamento e da estrutura do Instituto Federal de Alagoas. É mais um programa por adesão dos campi que desejarem apresentar sua proposta. Todas as ações e projetos de preparação de estudantes para os cursos do Ifal deverão compor a proposta final do campus.

4) PROGRAMA PROPEQ
O Programa objetiva disseminar e/ou implantar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Ifal, de modo a colocar seus benefícios a serviço da sociedade na forma de projetos de extensão. No edital PROPEQ, a apresentação das propostas pode ser feira pelos servidores e estudantes do Ifal, conforme formulário específico do Programa.

- PROJETOS MODALIDADE SERVIDOR
Trata-se de edital destinado a selecionar propostas de projetos extensionistas, apresentados e coordenados por servidores do Ifal, conforme quadro de vagas, por campus/unidade, constante do edital especifico.

- PROJETOS MODALIDADE ESTUDANTE
Trata-se de edital destinado a selecionar propostas de projetos extensionistas, de autoria de estudantes dos cursos regulares do Ifal, e coordenados por servidores da instituição, conforme quadro de vagas, por campus/unidade, constante do edital especifico.

Sobre a inscrição das propostas individuais de servidores e estudantes para o programa PROPEQ, serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, no e-mail que cada Coordenação de campus apresentou conforme consta nos respectivos editais.

Altemir Secco, pró-reitor de extensão, explica que não haverá concorrência por vagas ou campi, "sendo que enquanto houver orçamento disponível da Proex serão custeados todos os projetos inscritos para o PROPEQ que obtiverem a nota mínima exigida na seleção. No entanto é necessária a comprovação de que se trata de projeto de extensão oriundo do resultado produzido em projetos de pesquisa do Ifal".

Ainda segundo o pró-reitor, há nos editais em que os servidores e estudantes poderão inscrever suas propostas individuais uma previsão que permite adequar o calendário de inscrições, caso haja interrupção de calendário acadêmico que venha a prejudicar as inscrições e a igualdade de possibilidades entre os concorrentes.

MATERIAIS
Cada edital possui previsão específica acerca da aquisição de materiais para as ações extensionistas. A Proex apresenta uma listagem de materiais de sua responsabilidade que poderão ser solicitados, desde que haja previsão no edital específico. Não são todos os editais que preveem materiais e insumos de responsabilidade da pró-reitoria.

Seguem os editais, os formulários e a lista de materiais.

Minha Comunidade: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Artifal: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Proifal: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Propeq: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Projetos modalidade Servidor: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Projetos modalidade Estudante: acesse o EDITAL e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Lista de materiais, acesse AQUI.

registrado em: ,