Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC libera R$ 193,2 mil para Ifal investir na assistência estudantil

MEC libera R$ 193,2 mil para Ifal investir na assistência estudantil

publicado: 09/06/2017 13h14, última modificação: 09/06/2017 13h14
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Reitor em exercício, Luiz Henrique Lemos assinou convênio ao lado do ministro Mendonça Filho e o governador Renan Filho

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu do Ministério da Educação recursos financeiros nio valor de R$ 193.200,00 para investimentos em assistência estudantil nos campi Marechal Deodoro, Murici, Rio Largo e Maceió, unidades de ensinio danificadas com as fortes chuvas caídas no Estado no final de maio deste ano. A verba foi liberada na tarde de quinta-feira (8) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante solenidade realizada no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, o Ifal foi representado pelo reitor em exercício, Luiz Henrique Lemos. O reitor Sérgio Teixeira participava, naquela ocasião, da reunião do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) realizada em Belo Horizonte e não pôde comparecer à cerimônia. O governador Renan Filho e o secretário de Educação, Luciano Barbosa foram testemunhas do ato solene.

Com o benefício federal, 430 estudantes das cidades alagoanas alagadas receberão R$ 230, 00, como ajuda de custo do Programa de Auxílio Permanente, durante dois meses para que consigam ir às aulas. Além dessas unidades escolares serem prejudicadas pelas chuvas, quanto à estrutura física e por alagamentos, parte dos alunos também tiveram famílias desalojadas ou desabrigadas e, segundo o ministro a ajuda financeira é essencial.

O Campus Marechal Deodoro foi a unidade do Ifal mais afetada devido à inundação da Lagoa Manguaba. As fortes chuvas deixaram a área do parque esportivo alagada e, segundo a diretora-geral Marília Costa, os laboratórios tiveram equipamentos danificados pela água.

O ministro declarou ainda que o MEC está empenhado na reconstrução das estruturas com a compra de livros e a recuperação das escolas e, ao mesmo tempo, garantindo a permanência dos estudantes em sala de aula. “Esse é o nosso compromisso, desde as primeiras notícias da tragédia que atingiu mais uma vez Alagoas", declarou.

Municípios

Na solenidade, o ministro da Educação assinou a liberação de R$ 18 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dos quais R$ 12 milhões serão aplicados em 27 municípios afetados pelas águas da chuvas e R$ 6 milhões para recuperação de três escolas estaduais. Para receber os recursos, as prefeituras e o estado terão que apresentar um plano de trabalho, junto à comprovação dos danos provocados pelas chuvas nas escolas. O documento pode incluir obras de recuperação das estruturas físicas, aquisição de equipamentos, mobiliários e livros para bibliotecas.

registrado em: