Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciativas dos campi Maceió e Palmeira vencem o AVANT IF 2017
conteúdo

Notícias

Iniciativas dos campi Maceió e Palmeira vencem o AVANT IF 2017

Dois integrantes de cada equipe premiada irão a São Paulo participar de programa de imersão em empreendedorismo

por Roberta Rocha publicado: 29/05/2017 11h10, última modificação: 02/06/2017 13h47

São dos campi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal de Maceió e Palmeira dos Índios as iniciativas vencedoras da primeira edição do AVANT IF, competição de empreendedorismo promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT da instituição, nos dias 26 a 28 de maio. As ideias que obtiveram os segundos lugares vieram de equipes das unidades do Ifal em São Miguel dos Campos e Rio Largo. Já os campi Santana do Ipanema e Arapiraca conquistaram as terceiras colocações no desafio. A premiação foi dividida nas modalidades tradicional e tecnológica, respectivamente.

A comissão organizadora do evento divulgou o resultado na tarde do último domingo, 28, no Campus Santana do Ipanema, sede do AVANT IF 2017. Dois integrantes de cada equipe classificada em 1º lugar irão a São Paulo, com tudo pago, para participar de uma imersão com duração de uma semana, em um espaço de aceleração de negócios, o Ignitions.

ClassificaçãoModalidade TradicionalModalidade Tecnológica
Hibridger I Light
SIAD Estação Petrobio
Umbuzada Dalmi

No alto do pódio

Equipe do Ifal MAceió se consagra vencedora do evento na modalidade tradicionalGrande sucesso na categoria tradicional, o Hibridger traz uma solução energética de alta performance, ao integrar energia solar, energia eólica e moto geração de gás natural. O mecanismo, inventado pelo grupo do Ifal Maceió composto por Mateus de Holanda, Jennifer de Santana, Elizabete Pimentel, Alexandra Pitombeira e pelo professor Marcelo de Assis, se assemelha a um gerador e, por meio das três referidas modalidades de captação de energia, vai carregar baterias estacionárias, aquelas de longa duração, projetadas para suportar ciclos de descarga profundos.

A intenção é garantir 3.200W de energia, montante capaz de suprir o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos de uma casa com 4 pessoas. Um software integrado ao aparelho e conectado a um aplicativo permitirá ao usuário controlar a rede de energia e dosar o uso de cada fonte utilizada. "Significa energia à disposição onde a gente quiser", comentou Jennifer, ao comemorar o 1º lugar da equipe.

Equipe do Ifal Palmeir dos Índios se consagra vencedora do evento na categoria tecnológicaCom a satisfação da vitória estampada nos rostos, os estudantes José Irineu Júnior, Jonathan dos Santos, Renato Oliveira e Victor Ferro, do Campus Palmeira dos Índios levantaram o troféu de 1º lugar da modalidade tecnológica do AVANT IF 2017 graças ao projeto "I light", um protótipo de movimentação de luminárias de teto idealizado para atender pessoas com mobilidade física reduzida.

Por meio de aplicativo conectado a um celular com sistema Android, é possível acionar o aparato de controle da altura das luminárias, mas a pretensão do grupo de jovens pesquisadores é interligar o sistema aos interruptores residenciais. "Idosos que morem sozinhos, por exemplo, não terão mais dificuldade na hora de trocar as lâmpadas", explicou Irineu.

Mais ideias premiadas

Estação PetroBio leva 2º lugar tradicionalSegundo lugar na modalidade tradicional, a Estação Petrobio surgiu no Ifal São Miguel dos Campos,  com as alunas Carolayne Artemísia, Aline Ramos, Amanda Mirely e Laís Samara. A sugestão delas envolve a produção de biopetróleo a partir de esgoto doméstico.

"Quando o esgoto passa pela estação de tratamento, a parte líquida retorna aos rios e a parte sólida vai para os aterros sanitários ou vira fertilizante. Nós pensamos em coletar esse material logo após o trânsito pelo decantador primário, quando ainda contém matéria orgânica, e submetê-lo a alta pressão e temperatura, em um reator que vai acelerar o processo de transformação desse lodo em biopetróleo", expôs Carolayne. O produto final poderá ser vendido a indústrias de refino de petróleo.

Equipe de Rio Largo recebe troféu pelo empreendimento SIADJá a equipe do Campus Rio Largo se destacou e faturou o 2º lugar na categoria tecnológica com a criação do Sistema de Indexação Automática de Documentos - SIAD. Trata-se de um sistema capaz de identificar campos de interesse em boletos e preenchê-los de forma automática, reduzindo tempo e erros de digitação, além de gerar relatórios por meio de busca avançada. "A solução é aplicável a micro e pequenas empresas que precisam gerenciar suas contas a pagar e atualmente têm que preencher boleto por boleto manualmente", esclareceu a servidora Jaquelinne Raposo, integrante do time.

Idealizadores da umbuzada recebem troféuO terceiro lugar na modalidade tradicional ficou com o grupo do Ifal Santana do Ipanema, proponente da produção comercial de umbuzada. A ideia tem como mote o aproveitamento do umbu, fruta típica do Nordeste brasileiro, no preparo de uma bebida láctea nutritiva e saborosa. Além disso, o negócio propõe o armazenamento da polpa do umbu para garantir o consumo de derivados do produto no período da entressafra. 

Outra questão solucionada por inventos premiados no AVANT IF foi como atrair crianças para estudar matemática. Esse tema mobilizou a equipe do Ifal Arapiraca a criar um jogo eletrônico, onde um mascote virtual motiva a meninada a Equip Dalmi recebe troféuresponder exercícios da disciplina. A cada questão correta, são distribuídas moedas que poderão ser usadas para manter os cuidados com o mascote, como banho e alimentação. Com  o entretenimento intitulado Dalmi, o grupo faturou o terceiro lugar na categoria tecnológica da competição.

Avaliação final

Para a coordenadora do NIT Ifal Daniele Gomes, a dificuldade da banca avaliadora em selecionar as propostas campeãs traduz o alto nível das inovações trazidas à competição. "Foram projetos de qualidade, com impacto social, muitos pensando no meio ambiente e sabíamos que seria difícil a escolha", ressaltou.

A dirigente avaliou positivamente o evento e a evolução dos participantes durante os três dias de atividades. "O perfil dos alunos do Instituto Federal é diferenciado. Eles absorvem rápido o conhecimento e surpreenderam, apesar da pouca idade, com a segurança e o domínio do conteúdo na apresentação aos jurados. Sem contar o avanço notável da ideia original para um contexto de negócio, graças à contribuição dos mentores".

Mentores, jurados, organizadores e concorrentes reunidos antes do resultado final

registrado em: , ,