Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Greenpeace reconhece trabalho do Ifal como um dos melhores do Brasil em energia solar
conteúdo

Notícias

Greenpeace reconhece trabalho do Ifal como um dos melhores do Brasil em energia solar

Estudantes de Gestão Ambiental do Campus Marechal Deodoro participaram de mentoria em São Paulo para viabilizar negócio

publicado: 09/09/2016 08h17, última modificação: 09/09/2016 08h17
Acássia Deliê-jornalista

Democratizar o acesso à energia solar por meio de uma plataforma de compra cooperativada. O projeto “Sun Freedom”, desenvolvido por estudantes de Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, é um dos 9 finalistas do Desafio Solar, um concurso nacional do Greenpeace e da incubadora de negócios sociais Nesst, que busca modelos de negócios criativos para gerar benefícios sociais e permitir o crescimento da energia solar no Brasil. Mais de 250 grupos de todo o país haviam se inscrito no concurso. 

Entre os dias 4 e 6 de setembro, os estudantes Guilherme Damasceno, Matheus Ribeiro e Pedro Yuri estiveram em São Paulo recebendo uma mentoria exclusiva da Nesst e um pacote de treinamentos do Greenpeace para aperfeiçoar o projeto. Entre os temas trabalhados estiveram captação de recursos, comunicação e engajamento. O objetivo é deixar o projeto pronto para ser apresentado a possíveis investidores, tornando-o uma realidade no mercado. O resultado final será divulgado entre 26 e 29 de setembro.

“Acho importante participar desse projeto porque a energia solar precisa ser democratizada no Brasil. Como estudantes de Gestão Ambiental, precisamos pensar em novas soluções que priorizem o meio ambiente”, diz o estudante Matheus Ribeiro. 

Para o orientador do projeto, professor Rodrigo Lucena, ver os alunos sendo finalistas é concretizar o trabalho de educação feito no dia a dia. “É uma satisfação saber que através da definição da ideia e tudo que discutimos em sala de aula várias portas se abrirão para eles, a começar pela mentoria que receberam de profissionais renomados em São Paulo. Resultados desse tipo catalisam cada vez mais minha vontade de ser um professor melhor”, afirma Rodrigo Lucena. 

Sun Freedom 

O projeto Sun Freedom, desenvolvido pelos alunos do curso superior tecnológico de Gestão Ambiental do Ifal – Campus Marechal Deodoro, é um empreendimento social que busca democratizar o acesso à energia solar, por meio do consórcio de células fotovoltaicas. O empreendimento pretende ser aberto a pessoas físicas e jurídicas. 

É uma plataforma de compra cooperativada em que o cliente contribui mensalmente através de um sistema de autofinanciamento. Diferentemente de um empréstimo, o consórcio funciona como uma poupança programada, onde o cliente adquire a placa fotovoltaica a partir da contemplação por sorteio e/ou lances. O projeto propõe planos de 60 a 120 meses, nos quais são divididos o valor total do bem, sendo incluído a taxa administrativa. 

A energia solar fotovoltaica tem várias vantagens ambientais por ser renovável. E é uma das mais limpas quando o assunto é emissão de gases de efeito estufa. Apesar disso, ainda precisa ter visibilidade e ganhar a atenção do governo e do mercado de negócios. Apenas 0,02% da matriz energética brasileira é solar, de acordo com o Greenpeace. O Desafio foi criado para ajudar estudantes a desenvolver projetos inovadores que mudem essa realidade e para incentivar o empreendedorismo. 

Os custos com a viagem dos três alunos para a mentoria em São Paulo foram divididos entre o Greenpeace e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
registrado em: