Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fapeal lança edital para professores doutores com bolsa de até R$ 6,2 mil

Fapeal lança edital para professores doutores com bolsa de até R$ 6,2 mil

publicado: 23/09/2015 16h30, última modificação: 23/09/2015 16h41

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Prpi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informa que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou um edital para estimular, por meio de concessão de bolsa, a atração e fixação de novos pesquisadores doutores para Alagoas, através do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - Alagoas, com o objetivo de fortalecer o sistema de pós-graduação stricto sensu no Estado e elevar o nível dos estudos científicos locais, propiciando o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes e a criação de novas linhas de pesquisa de interesse regional, através da contínua integração entre o setor acadêmico, científico e o Estado, além de contribuir para diminuição das desigualdades em microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico.

Os interessados devem enviar as propostas até o dia 16 de outubro para submeter às análises técnicas.

De acordo com o edital, o CNPq ficará responsável pelo enquadramento da bolsa DCR, segundo critérios especificados a seguir:

a) categoria A (DCR-A): doutor, no mínimo, com 10 (dez) anos de experiência comprovada na execução de projetos científico-tecnológicos; na coordenação de projetos de C,T&I; na criação e consolidação de grupos de pesquisa; ter publicado trabalho relevantes nos âmbitos internacional e nacional; ter experiência comprovada na formação de mestres e/ou doutores. O valor da bolsa é de R$ 6.200,00 (seis mil e duzentos reais) mensais;

b) categoria B (DCR-B): doutor há, no mínimo, 05 (cinco) anos, com experiência na execução/coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação. Ter publicações de âmbito nacional e/ou internacional. O valor da bolsa é de R$ 5.200,00 (cinco mil e duzentos reais) mensais;

c) categoria C (DCR-C): doutor com menos de 05 (cinco) anos de titulação, com experiência comprovada na execução/coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação e com publicações em âmbito nacional. O valor da bolsa é de R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais) mensais.

Acesse o edital AQUI.

registrado em: