Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos reúnem atividades culturais e científicas em três campi do Ifal

Eventos reúnem atividades culturais e científicas em três campi do Ifal

publicado: 21/10/2016 09h48, última modificação: 21/10/2016 16h59
Exibir carrossel de imagens Alunas do Campus Batalha fazem apresentação sobre Biodiesel em II Mostra de Ações Multidisciplinares

Batalha, Maragogi e Piranhas tiveram uma semana bem movimentada em seus respectivos campi, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com atividades culturais e científicas entre os dias 17 e 22 de outubro. Nesse período, aconteceram a 4ª Semana Tecnológica e Cultural (Semtec), a I Semana de Agroindústria, a II Mostra de Ações multidisciplinares e o InterArt 2016.

O Grupo Sambaifal encerra nesta sexta-feira, 21, as atividades da 4ª Semana Tecnológica e Cultural (Semtec), do Campus Piranhas. Além da banda formada por alunos do Ifal, faz parte da apresentação de encerramento do evento o grupo Mambembe, com a peça teatral "I am", a partir das 17h.

evento reuniu diversas atividades acadêmicas, com enfoque na discussão do espírito empreendedor, inovador e criativo. Foram dois dias de oficinas, minicursos, palestras, exposição de experimentos, produtos e ideias de caráter científico e inovador, além de apresentações culturais e mostra de talentos, tematizados no "Sertão: empreendedorismo, sustentabilidade e inovação”.

No último dia do evento, entre oficinas e minucursos, estão em debate a Ecologia e Anatomia de peixes ósseos e cartilaginosos; Español y turismo: semejanzas e diferencias entre português y español; A utilização do software Prezi em apresentações acadêmicas; Secagem/desidratação de alimentos; Produção de mudas e desidratação de plantas medicinais; Oficina de experimentos de Eletrostática; Aplicação das leis da física; Introdução à propriedade Intelectual; Alimentação rica em ferro para curar anemia e opções terapêuticas ao uso de transfusão de sangue; Criação de galinha caipira em galinheiro móvel; Musicando e Produção de etanol a partir de sorgo saccarino.

Desenvolvimento sustentável no Semiárido

No Campus Batalha, as atividades da I Semana de Agroindústria e da II Mostra de Ações multidisciplinares ocorrem até este sábado, 22. Desde a última segunda-feira, 17, as atividades foram intensas, com foco no fortalecimento das cadeias agroalimentares por meio da sustentabilidade e melhoria nas condições de vida da população do território da Bacia Leiteira do Estado.

Entre os temas em debate nas palestras estavam o Equilíbrio e Sustentabilidade: uma saga quixotesca; Mercado de Trabalho e Empreendedorismo na carreira de Tecnologia de Alimentos; a Produção de Derivados do leite de búfala; Produção de Vinhos; Qualidade da água na Agroindústria; Diagnóstico e sustentabilidade da cadeia produtiva do leite no município de Major Izidoro; Aspectos nutricionais e tecnológicos do soro do leite; Importância do controle de micro-organismos psicrotróficos em leite e derivados; Princípios Básicos de Análise Sensorial em alimentos e o Planejamento de volumosos na região: estratégias para minimizar o efeito da seca na pecuária leiteira.

InterArt 2016

No Campus Maragogi, a última edição do InterArt deste ano reuniu representações teatrais das obras de William Shakespeare. Em homenagem aos 400 anos da morte do dramaturgo, os alunos fizeram encenações de Hamlet, Otelo e Romeu & Julieta. Além disso, a Banda Java e o Grupo do Teatro do Oprimido de Porto Calvo fizeram parte das atividades culturais. O evento foi coordenado pelo professor da disciplina Estudo das Artes, Ricardo Araújo, e organizada pelos bolsistas de extensão do campus.

registrado em: ,