Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup realiza reunião ordinária na Reitoria do Ifal

Consup realiza reunião ordinária na Reitoria do Ifal

publicado: 11/04/2017 13h54, última modificação: 11/04/2017 13h54
Conselheiros durante a reunião do colegiado na segunda-feira (10)

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou na manhã desta segunda-feira (10) mais uma reunião ordinária na Sala de Reunião da Reitoria e que contou com a presença da maioria dos conselheiros. Entre as deliberações tomadas está a constituição de uma comissão para analisar a Resolução número 43/CS de 22 de dezembro de 2014 que regulamenta o afastamento de docentes da instituição para qualificação. Outras decisões dizem respeito à regulamentação de pagamento de diárias e passagens para viagens internacionais de  servidores e estudantes do instituto e ainda sobre o ponto eletrônico na Reitoria e nos campi.

Com referência à Resolução 43/CS no tocante à alteração no artigo quinto proposta pelo conselheiro Ricardo Aguiar, houve uma proposta apresentada pelo representante do Sintietfal no Consup, Ederson Matsumoto, que sugeriu a formação de uma comissão para desenvolver uma análise minuciosa sobre a questão composta por integrantes do Consup e do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).

O presidente do Consup, reitor Sérgio Teixeira, acatou a sugestão e irá instituir, por meio de portaria, instituir a comissão que terá como componentes do Consup Waldemir Lino, Ederson Matsumoto, Bruno e Ricardo Aguiar, cabendo ao Cepe a indicação de seus representantes. O grupo terá um prazo de dois meses para apresentar uma proposta sobre afastamento de docentes para qualificação. A comissão será composta por quatro representantes do Consup e três membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O grupo terá o prazo de 60 dias para apreciar a resolução e redigir um texto com as sugestões de alteração.

O reitor Sérgio Teixeira, na condição de presidente do Consup, também esclareceu sobre a prorrogação por 60 dias das medidas de aplicação do ponto eletrônico, motivadas por alguns ajustes a serem implementados no sistema de registro de presença. Ele enfatizou que tem discutido o assunto com representantes  dos servidores para estabelecer um bom-senso sobre a discussão.

Quanto à proposta sobre pagamento de diárias e passagens a servidores em viagens ao exterior, a sugestão do conselheiro Waldemir Lino foi de um reestudo da quantidade apresentada a proposta de resolução, mediante a situação de cortes orçamentários sofrida pelo Ifal nos dois últimos anos.

A reunião do Consup teve como preâmbulo, a apresentação dos alunos Guilherme Damasceno e Maryllya Costa, vencedores  do concurso Desafio Água, na Filadélfia, Estados Unidos que incentiva e patrocina iniciativas para combater a seca no semiárido brasileiro.

Confira vídeo no Canal Ifal

registrado em: ,