Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conac: Pesquisas refletem preocupação em aproveitar resíduos para gerar novos produtos

publicado: 20/08/2016 14h55, última modificação: 20/08/2016 14h55
Exibir carrossel de imagens No atual contexto de sustentabilidade, projetos de engenharias e ciências agrárias focam na utilização de materiais e técnicas alternativas

O último dia do IV Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), realizado entre os dias 17 e 19 de agosto dentro da programação do I Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), reuniu pesquisadores, alunos bolsistas e voluntários que trabalham com projetos nas áreas de engenharias, ciências agrárias e ciências humanas. Nas duas primeiras áreas de conhecimento, o aproveitamento de resíduos para a criação de novos produtos se fez presente em parte das pesquisas, evidenciando o compromisso com a sustentabilidade.

Foi o que demonstrou a aluna do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Maceió, Eveline Moura, ao apresentar o projeto que resultou na formulação de um biscoito a partir da incorporação da farinha de resíduos de processamento de polpa de goiaba. “Um estudo comprovou que, a cada 200 mil toneladas de polpa de goiaba processadas, são geradas 12 mil toneladas de resíduos por ano. Algumas empresas conseguem utilizá-los para adubo orgânico, mas há todo um custo operacional e muitas não conseguem dar uma destinação correta para esses resíduos”, explicou a bolsista.

Estudos sobre a viabilidade do uso das cinzas da casca do arroz para fabricação de blocos vazados, a durabilidade de blocos de pavimentação provenientes de resíduos da construção civil e a introdução de alvéolos de garrafas PET em mourões de concreto armado para cercas de divisa são outros exemplos de pesquisas do Ifal que trabalham com a utilização de materiais e técnicas alternativas, no atual contexto de sustentabilidade. Todos esses projetos são desenvolvidos por docentes e estudantes do Campus Palmeira dos Índios.

Ciências humanas – As pesquisas relacionadas à área de ciências humanas, apresentadas no último dia do IV Eitic, são provenientes dos campi Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema. Os temas abordados refletem não apenas questões de impacto na sociedade de um modo geral, como também buscam analisar contextos internos, tendo como objetos de pesquisa estudantes, servidores e atividades realizadas no Ifal.

É nesse contexto que se encaixa o estudo coordenado pela assistente social do Campus Penedo, Danielly Spósito, sobre a temática de gênero. A pesquisa se propõe a analisar como se constrói a igualdade de oportunidades entre os sexos no âmbito laboral da Reitoria do Ifal. Conforme explicaram as bolsistas Larissa Antunes e Layane Victoria da Silva, o trabalho foi realizado em três etapas: levantamento bibliográfico sobre gênero e igualdade de oportunidades no âmbito laboral; identificação de documentos políticos de domínio público; construção do diagnóstico da situação laboral dos servidores da Reitoria.

Como resultados, a realização do estudo possibilitou a adesão do Ifal ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, implementado pelo governo federal com o objetivo de disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. “Dentre as ações planejadas pelo comitê local, já realizados um curso de capacitação voltado para as lideranças de setores estratégicos do instituto e pessoas interessadas na temática”, destacou Danielly Spósito.

registrado em: ,