Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônia marca a posse do novo diretor-geral do Campus Santana do Ipanema
conteúdo

Notícias

Cerimônia marca a posse do novo diretor-geral do Campus Santana do Ipanema

Gilberto Neto foi eleito com 48,69% dos votos válidos

por Zoroastro Neto publicado: 29/04/2016 19h55, última modificação: 02/05/2016 07h53

Na manhã desta sexta-feira, 29, foi realizada a cerimônia de posse do novo diretor-geral do Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Gilberto Neto, com mandato até 22 de abril de 2019.

O evento aconteceu no auditório da sede provisória do Ifal naquela cidade e estiveram presentes para prestigiar a posse, além de vários estudantes; servidores, o reitor, Sérgio Teixeira Costa; o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva; os pró-reitores: Carlos Guedes, de Desenvolvimento Institucional, Luíz Henrique de Gouvêa Lemos, do Ensino, Carlos Henrique Almeida, da Pesquisa e Inovação; o diretor de gestão de pessoas, Wagner Feitosa; o diretor da Universidade do estado de Alagoas, Lenisvaldo Melo;  os diretores-gerais: Ana Quitéria Menezes (Campus Palmeira dos Índios), que representou o Colégio de Dirigentes, Marcos Serafim (Campus Batalha), Jocília Rodrigues (Campus Murici), Dácio Camerino (Campus Maragogi); de autoridades municipais e representantes de secretárias de estado e dos municípios vizinhos.

Dentre os atos solenes, o então diretor-geral Paulo Felisberto foi saudado pelo servidor Pedro Valadares que destacou as relevantes contribuições de sua gestão para a consolidação daquele campus na região e ressaltou seu empenho na efetivação da mudança do Instituto para outra sede, que acontecerá em meados de junho deste ano. O novo diretor-geral foi saudado pelo professor Sebastião Júnior que fez uma retrospectiva acadêmica do Gilberto Neto enaltecendo sua capacidade de agregar e proatividade na gestão.

No discurso de transição do cargo, Paulo Felisberto destacou o apoio recebido pelos servidores, pelos terceirizados e destacou a atenção da estudante Renata Chagas em seu primeiro dia como diretor, em 2014. Fez um histórico do processo de implementação do campus na região relembrando os primeiros passos dados, reconhecendo a ajuda do professor Acioli, na época diretor da unidade.

"Hoje tenho a certeza que fecho um ciclo e vejo a relevância que uma instituição, como o Ifal, é determinante para a mudança da região", ressaltou Felisberto. "Agradeço ao incansável reitor deste Instituto, que foi meu professor, pela confiança e apoio nos desafios que tivemos aqui no campus, sempre marcados pelo aprendizado e amadurecimento coletivos", complementou desejando sorte e sucesso ao novo diretor-geral.

Gilberto Neto, em seu discurso de posse, ratificou o legado de seus antecessores, e convocou a comunidade daquele campus para a construção de uma nova ambiência institucional, respeitando as particularidades. "Temos a missão de inovar e empreender neste campus, e isso nos possibilita sonhar com um futuro diferente para nossa instituição, um novo momento e uma nova história”, enfatizou.

E, agradecendo o apoio da família, Neto fez referência aos pais presentes naquela solenidade. "Aproveito para agradecer aos colegas servidores e aos estudantes que acreditam na nossa proposta de gestão. Quero promover o crescimento institucional com a participação de todos vocês. Contem comigo para promover o crescimento do campus", afirmou o novo diretor-geral.

Finalizando os discursos, o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, destacou o apoio do prefeito, Mário Silva, na implantação daquela unidade e das conquistas dos gestores que antecederam o novo diretor, enaltecendo o trabalho coletivo dos servidores e docentes para melhorar os indicadores de educação de modo geral e possibilitando a consolidação da rede federal naquela região.

"O Instituto Federal, sem dúvida, democratiza o acesso e apresenta os melhores indicadores de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. A formação técnica integrada serve de base para a redução das desigualdades sociais e para os avanços econômicos indispensáveis ao país, melhorando a qualidade de vida e a competitividade no mundo do trabalho", reforçou Teixeira.

O magnífico reitor do Ifal destacou, ainda, a participação do professor Nelson Vieira no processo eleitoral, de forma pacífica e democrática, ressaltando que o novo diretor-geral irá gerir o campus para todos com foco na missão e na visão da instituição, em consonância ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "Temos muito a fazer. Conte sempre com a equipe sistêmica de gestão da reitoria, Gilberto, para criar possibilidades de oportunidades na região a partir de uma gestão de resultados", finalizou.

Quem é Gilberto Neto?

Nascido em Timbaúba-PE, filho de Gilberto da Cruz Gouveia Filho e Maria Cristina Bezerra Gouveia, é formado em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola, área de concentração em irrigação e drenagem, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pertence ao Quadro de Pessoal do Instituto Federal de Alagoas Campus Santana do Ipanema, tendo sido nomeado em caráter efetivo para o cargo de Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, conforme Portaria nº 1083/GR, de 17 de agosto de 2010, publicada no Diário Oficial da União, de 18 de agosto de 2010, tendo entrado em exercício em 31 de agosto de 2010. Exerceu a função de Chefe de Gabinete de 15 de agosto de 2011 a 23 de setembro de 2011, bem como a função de Coordenador de Apoio ao Acadêmico, de 10 de fevereiro de 2012 até 27 de abril de 2016, tendo sido nomeado como substituto permanente de Diretor Geral do Campus Santana do Ipanema, em 14 de maio de 2015. Lecionou as disciplinas: irrigação e drenagem, mecanização agrícola e práticas de conservação do solo, olericultura e pós-colheita e comercialização. Foi, também, coordenador do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC), de janeiro de 2013 a abril de 2016, criando nesse período as unidades remota de Canapi e Major Izidoro.

registrado em: ,