Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de polos UAB de Santana do Ipanema, Maragogi e São José da Laje colam grau

publicado: 24/10/2016 17h13, última modificação: 25/10/2016 08h16

O Estado de Alagoas acaba de receber 12 novos profissionais da educação. Esse é o número de alunos de Educação à Distância, do Instituto Federal Alagoas (Ifal), que colaram grau nesta segunda-feira, 24. Oriundos de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situados nos municípios de Maragogi, São José da Laje e Santana do Ipanema, os alunos do curso de Letras Português se reuniram no Gabinete da Reitoria para fechar uma etapa da vida que havia começado em 2013.

Aquele foi o ano em que mãe e filho, Maria Aparecida e Alexandre Ricard, da família Santos, começaram a estudar juntos, no Polo de Santana. Alexandre iniciou o curso porque não havia passado para o processo seletivo, para fazer Engenharia, mas incentivado pela mãe, acabou se apaixonando pela profissão, compartilhada em família.

"Quando estávamos fazendo a prova de seleção, até os temas das redações ajudaram, um deles voltado para a educação e outro para o futebol. Eu escrevi sobre o primeiro e ele sobre o último", conta Maria Aparecida, que na época já era pedagoga. Ela disse que nesses quatro anos de curso, a paixão do filho pelas Letras também inverteu os papeis em casa.

"No início era eu quem revisava os trabalhos dele, mas depois ele foi ficando tão interessado que passou a revisar meus trabalhos. No oitavo período eu ainda tive um problema de saúde e fiz praticamente todo ele dentro de um hospital, mas graças ao Alexandre, não perdemos disciplina alguma. Ele levava o material, para que eu pudesse acompanhar tudo", lembra Maria Aparecida, enquanto dava entrevist, com os olhos brilhavam de orgulho.

Hoje, enquanto a mãe trabalha para o município e estado, em escolas públicas, na função de coordenadora pedagógica, o filho também dá aula de Português para alunos do município e até já produziu um livro voltado para vestibulares.

Presente à solenidade, a coordenadora de UAB do Ifal, Eronilma Barbosa, ressaltou que apesar de acompanhar várias colações no Instituto, esse era o primeiro em que presenciava a colação de mãe e filho. Para ela, as dificuldades enfrentadas por todos eles, como a distância e a estrutura do curso, só aumenta o sabor da conquista. "Depois de muitas noites de sono, não perdidas, mas ganhas, a recompensa vem", pontuou a coordenadora.

Além de Eronilma, o Pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, a diretora de Educação à Distância do Ifal, Ana Cristina Cavalcante, e a coordenadora da Tutoria de Letras, Rosangela Ferreira, conduziram a cerimônia de posse. Todos ressaltaram o desejo de ver esses alunos retornarem para o Ifal na condição de profissionais. "Apesar dessa colação de grau não ter aquela pompa que têm aquelas realizadas tradicionalmente pelas turmas grandes, essa tem o mesmo significado e representa o reconhecimento da formação de novos professores, com a qualidade do Ifal", ressaltou Luiz Henrique.

O Ifal conta hoje com 13 polos de educação à distância em Alagoas, além de outros três no estado da Bahia, com a oferta dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Hotelaria, além de Letras Português..

registrado em: