conteúdo

Docentes

por Jhonathan Pino publicado 01/10/2020 10h29, última modificação 30/08/2023 10h24

   Alan John Duarte de Freitas (Campus Maceió)

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005), Mestre em Ciências pela UFAL/IQB (2007) em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007/sanduíche) na modalidade de intercâmbio com trabalhos relacionados à Síntese, Incorporação e Polimerização de Olefinas Utilizando Catalisadores Metalocênicos. Doutor em Ciências com trabalhos relacionados à Síntese de Feromônios para Controle de Insetos-Pragas de Interesse Econômico (2011)/UFAL. Atualmente é professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas/Campus Maceió e docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. Líder do Grupo de Pesquisa de Síntese e Aplicação de Semioquímicos/Educação Química, Produtos Naturais e Biotecnologia. Trabalha na síntese de feromônios e com a formação de professores para o ensino básico. Atou na gestão administrativa como: Diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação/Campus Maceió, Coordenador Institucional do PIBID/CAPES/IFAL, Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/CAPES/IFAL, Coordenador de área do Subprojeto de Licenciatura em Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/IFAL/Campus Maceió, Coordenador de Licenciatura em Química/IFAL/Campus Maceió e foi bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-B) do IFAL (Edital Nº 02/2018 - PRPI/IFAL). Atualmente é Coordenador do Subprojeto de Química Licenciatura vinculado ao Programa Residência Pedagógica/CAPES.

E-mail: alan.freitas@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7222112856028905

 

   Alline Gomes Lamenha e Silva (Campus Penedo)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2011), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), na linha de Meio Ambiente, e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022), na linha de Comunidades Sustentáveis. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Alagoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilhas de Calor e Frescor Urbano, Sustentabilidade Urbana, Sensoriamento Remoto para a Sustentabilidade do Ambiente Construído, e docente colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. 

E-mail: alline.silva@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6999138868720208

 

   Altanys Silva Calheiros (Campus Marechal Deodoro)

Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2012 e o Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas, área de concentração em Produção Vegetal em 2008. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar; fertilidade do solo; manejo e tratos culturais de plantas; adubação em cana-de-açúcar; correção de solos; agricultura sustentável; cultivos agroecológicos; utilização de adubos verdes em sistema exclusivo e consorciado e biodiversidade de rizóbios para leguminosas forrageiras. Atualmente é técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, Campus Marechal Deodoro, e docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

E-mail: altanys.calheiros@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9353777923030637

 

    Áurea Luíza Quixabeira Rosa e Silva Raposo (Campus Maceió)

Doutora em Engenharia Industrial (UFBA, 2014), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFAL, 2002), Especialista em Iluminação e Design de Interiores (UCB-RJ, 2007), Arquiteta e Urbanista (UFAL, 1996). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL Campus Maceió), lotada na Coordenação de Design. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, com a disciplina de Ecodesign e Atelier de Projeto e Sociologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do IFAL, com as disciplinas Design para o Meio Ambiente e Desenvolvimento de Materiais Compósitos de Interesse Ambiental. Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Design e Estudos Interdisciplinares (CNPq/IFAL), fomentador dos estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Design (NPDesign/IFAL Campus Maceió). Atua nas linhas de pesquisa Metodologias, produtos e processos sustentáveis e Estudos aplicados ao setor moveleiro de Alagoas. Desenvolve estudos na área de Design, com ênfase em Design para a Sustentabilidade, Design do Ciclo de Vida do Produto, Design para o Meio Ambiente, Sistema de Produto+Serviço (PSS) e Economia Circular, com estudos aplicados aos grupos produtivos de pequeno porte.

E-mail: aurea.raposo@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7600867517446003

 

   Daniel de Magalhães Araújo (Campus Satuba)

Possui graduação em Zootecnia (Turma de Fundação do Curso) pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), onde atuou, principalmente, com nutrição de aves. Doutor em Zootecnia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMVZ/UNESP) estudando aspectos relacionados à nutrição de peixes. Desde 2010 é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, Campus Satuba. Atua como professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) no Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL, sendo o atual coordenador do curso desde 01 de fevereiro de 2021.

E-mail: daniel.araujo@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5837261784524743

 

   Fabiano Barbosa de Souza Prates (Campus Piranhas)

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Ciências Agrárias - área de concentração em Agroecologia - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trabalhando na linha de pesquisa Fertilidade do Solo: Nutrição e adubação de plantas. Tem experiência na área de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação de áreas degradadas, Uso de resíduos na Agricultura e Produção de oleaginosas. Atua também na linha de pesquisa em depuração de água salobra para uso na agricultura. Atualmente professor EBTT do IFAL, lotado no campus Piranhas. Ocupou cargo de Coordenador do Curso Técnico em Agroecologia e Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFAL - Campus Piranhas. Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do IFAL - campus Marechal Deodoro e ocupa a Função de Chefe do Departamento de Ensino do IFAL - Campus Piranhas.

E-mail: fabiano.prates@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6530012770891274

 

   Joabe Gomes de Melo (Campus Maragogi)

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO\ UFRPE). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: etnofarmacologia, plantas medicinais, controle de qualidade e fitoterápicos. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

E-mail: joabe.gomes@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5180399418500159

 

   Johnnatan Duarte de Freitas (Campus Maceió)

Professor Titular da Coordenação de Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Maceió). Doutor em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT (Chamada CNPq 08/2022) e líder do Grupo de Pesquisa em Síntese, Análises Químicas e Caracterização de Materiais (GSAQCM/IFAL-Campus Maceió), onde desenvolve trabalhos de Pesquisa Básica e Aplicada, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, orientando alunos de Iniciação Científica e Mestrado Profissional. A nível de Pós-Graduação stricto sensu, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (Mestrado PPGTEC/IFAL-Campus Marechal Deodoro) e colaborador do Programa de Doutorado em Materiais da UFAL (PPG Materiais/UFAL-Campus Maceió). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e Produtos Naturais. Atua também em Análise Instrumental, uma vez que é professor das disciplinas ofertadas nos cursos do IFAL e foi treinado e certificado pela Shimadzu do Brasil para operar e fazer manutenção básica em equipamentos das suas linhas de mais alta tecnologia, como Espectroscopia de Absorção Molecular (UV-VIS), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas (GC-MS), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Termogravimetria Analítica (TG) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), pela Tescan do Brasil em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e pela Metrohm do Brasil em Cromatografia Iônica (IC) com destaque para análise no setor sucroenergético.

E-mail: johnnatan.duarte@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4999402869058858

 

Foto Lucas.jpg   Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley (Campus Penedo)

Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas, Campus Penedo, e professor permanente do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do Ifal - Campus Marechal Deodoro. Atua principalmente nos temas de climatologia geográfica, climatologia regional, classificações climáticas, clima urbano e geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais.

E-mail: lucas.wanderley@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0018963581369746

 

   Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa (Ufal - Campus Sertão)

 Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Santana do Ipanema - Campus Sertão, na área de estudo: Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/FEAC/UFAL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC/IFAL). Pós-Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFPR (2015). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PPGMADE/UFPR (2013). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema/UFAL (2007). Graduado em Ciências Econômicas pela FEAC/UFAL (2002) e em Ciências da Natureza pela Universidade Estácio de Sá (2022). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudo em Ecodesenvolvimento, Ruralidades e Gestão (Campus do Sertão/UFAL). Pesquisador nos Grupos de Pesquisa: Centro de Estudos Rurais do Paraná (PPGS/UFPR), Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias e Sociais de Alagoas - GECASA (CECA/UFAL) e Grupo Caatinga (Uneal). Atua nas seguintes temáticas: Desenvolvimento, Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Rural Sustentável, Gestão Territorial, Economia Solidária, Economia Ecológica, Ruralidades, Agricultura Sustentável (Produção Agroecológica e Orgânica), Mercados Agroalimentares e Reprodução Socioeconômica e Convivência com o Semiárido.

E-mail: luciano.barbosa@santana.ufal.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7328141879157135

 

   Marcelo Cavalcante (Campus Maragogi)

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2005) e Mestrado em Produção Vegetal (2008) pela Universidade Federal de Alagoas. Obteve titulo de Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), concentrando os estudos em Forragicultura e Pastagem. Tem experiência na área agronômica, com ênfase em alguns tópicos relacionados ao Melhoramento (espécies anuais e perenes) e Experimentação Agrícola. Como professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maragogi, atua diretamente nos seguintes temas: banco de sementes de espécies crioulas, Culturas Regionais (cana-de-açúcar, milho, feijão, soja, mandioca, batata-doce, inhame, oleaginosas) e Fruticultura Agroecológica. No Programa de Mestrado em Tecnologias Ambientai do IFAL/Campus Marechal Deodoro, docente das disciplinas Estatística Experimental e Tecnologias Aplicáveis à Agricultura Familiar.

E-mail: marcelo.cavalcante@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0221717690546039

 

   Marcílio Ferreira de Souza Júnior (CODAI/UFRPE)

Possui Doutorado em Administração (linha de pesquisa em Tecnologia da Informação) pela UFPE e Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL. Atualmente, é Professor (D-403) e Pesquisador do Colégio Agrícola (CODAI) da UFRPE, lecionando disciplinas de Informática nos Cursos de Ensino Médio e Técnico. Atuou por 15 anos como Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió. Atuou por 09 anos como Analista de Sistemas da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: tecnologia da informação verde, complexidade de sistemas de informação, e-Health e m-Health. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

 E-mail: marcilio.souzajr@ufrpe.br

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2702843581642246

 

   Monica Ximenes Carneiro da Cunha (Campus Maceió)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Além de Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais pelo CESMAC (2013). É professora do Bacharelado em Sistemas de Informação (Campus Maceió) e do Mestrado em Tecnologias Ambientais (Campus Marechal Deodoro) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Atua em diversos projetos de pesquisa e extensão do IFAL. É presidente voluntária da Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). Áreas de interesse: Sistemas de Informação para o Setor Público, Terceirização de Sistemas de Informação, Educação em Informática, Informática na Educação, Jogos Educacionais, Tecnologias Assistivas, Educação Especial e Inclusiva (autismo), Tecnologia da Informação Verde (TI Verde), Tecnologias Sociais.

E-mail: monica@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1775024859845111

 

    Phabyanno Rodrigues Lima (Campus Marechal Deodoro)

Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Doutor em Ciências, 2009). Pós-Doutorado, Mestrado em Química e Biotecnologia e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas-IFAL (D403). Atuou como Coordenador do Curso de Licenciatura em Química-IFAL/Campus Maceió, é Líder do Grupo de Pesquisa em Analítica, Eletroanalítica e Desenvolvimento de Sensores - GPAES/Campus Maceió. A nível de Ensino em Pós-Graduação stricto sensu, fez parte do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da UFAL (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais - PPGTEC (Mestrado)/IFAL. Orientou trabalhos de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensores Químicos, Eletrodos Quimicamente Modificados, Biossensores, Eletroanalítica, Síntese e Emprego de Polímeros Biomiméticos e Cromatografia de Íons. Assessor científico da Revista Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), sensors and actuators B:Chemical, International Journal of Ionics: The Science and Technology of Ionic Motion e Ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordenou os projetos UNIVERSAL/CNPq, PPP/FAPEAL/CNPq, PIBICT/CNPq, PIBITI/CNPq, PRODOCÊNCIA/CAPES,PIBID/CAPES, MEC/SETEC/CNPq e Modernização dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa de Química/IFAL campus Marechal Deodoro e Maceió. Além disso, foi coordenador de Extensão e Pesquisa do IFAL/Campus Maceió, e Diretor substituto de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do IFAL/Campus Maceió. Apresenta produtividade recente na sua área de atuação com artigos publicados em periódicos especializados com seletiva política editorial e fator h (h index) de 16 obtido pelo ISI e pelo Scopus (818 Citations).

E-mail: phabyanno.lima@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9334426018309756

 

   Renato de Mei Romero (Campus Marechal Deodoro)

Graduado em Ciências Biológicas - Unesp São José do Rio Preto (2003), com mestrado em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006), doutorado em Biologia Animal na Unesp de São José do Rio Preto (2011) e Pós-doutorado pela UESC em conservação de áreas protegidas. Atua como professor do ensino básico técnico e tecnológico e pesquisador no programa de pós-graduação em Tecnologias Ambientais PPGTEC do IFAL - Campus Marechal Deodoro. Tem experiência nas áreas de Ecologia, Educação ambiental, Biomonitoramento e Conservação.

E-mail: renato.romero@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9857771457585862

 

   Ronny Francisco Marques de Souza (Campus Piranhas)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007), Mestrado em Química (2010) e Doutorado em Química (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Síntese Orgânica com ênfase em Eletrossíntese Orgânica, visando a formação de ligações C-C. Tem interesse no desenvolvimento de novos materiais, gestão de resíduos, economia circular e bioinvasão no baixo São Francisco. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, sendo colaborador no Mestrado em Tecnologias Ambientais do Instituto Federal de Alagoas atuando na linha de tecnologias e inovações ambientais, ministrando as disciplinas de Química Verde e Desenvolvimento de Materiais Compósitos de Interesse Ambiental.

E-mail: ronny.souza@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7651317326903869

 

   Sheyla Karolina Justino Marques (Campus Palmeira dos índios)

Graduação em Tecnologia da Produção da Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2008). Mestrado, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito CAPES 7) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 2015 teve projeto aprovado com bolsa pelo CNPq para participar do Programa VET - Teacher for the Future na Tampere University of Applied Sciences, TAMK, Tampere, Finlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase na área de materiais compósitos, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, economia circular e gestão ambiental. Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Palmeira dos Índios, atuando no curso de Bacharelado em Engenharia Civil com as disciplinas de Materiais de Construção I e Materiais de Construção II, e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, com as disciplinas Design para o Meio Ambiente, Desenvolvimento de Materiais de Interesse Ambiental e Metodologia Científica.

E-mail: sheyla.marques@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3917387578549073

 

   Stoécio Malta Ferreira Maia (Campus Marechal Deodoro)

Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2004) com período na Universidade Federal de Viçosa. Doutor pela ESALQ - USP com doutorado sanduíche na Colorado State University. Pos-doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) lecionando no curso técnico de Meio Ambiente e no tecnológico de Gestão Ambiental. Professor permanente do programa de Pós-graduação Stricto sensu em Agronomia - Produção vegetal da Universidade Federal de Alagoas, e do Programa em Tecnologias Ambientais do Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matéria orgânica do solo e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sequestro de carbono, inventário de gases do efeito estufa, análise de incertezas (método de Monte Carlo). Atua também na área de Manejo e Conservação do Solo e Microbiologia do Solo, com ênfase na dinâmica da matéria orgânica e nutrientes em agrossistemas no semi-árido, e avaliação da qualidade do solo. Foi coordenador técnico do Setor de Agropecuária no Quarto Inventário Brasileiro de Emissão de Gases de Efeito Estufa. Atualmente, coordenador da Sub-rede Mudanças Climáticas e Agricultura da Rede Clima (MCTIC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

E-mail: stoecio.maia@ifal.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6110419050119583