conteúdo

Apresentação

O Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais ofertado pelo PPGTEC (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais) do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) tem por objetivo formar mestras/es com conhecimentos técnicos e científicos capazes de atender às demandas tecnológicas específicas e contribuir para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas e ambientais.

O curso é ofertado na modalidade presencial e tem caráter multidisciplinar. Destina-se à qualificação de profissionais vinculadas/os, ou não, ao mercado de trabalho que exerçam atividades com ênfase em Tecnologias Ambientais.

Objetiva formar profissionais aptas/os a responder às demandas dos mais diversos setores da sociedade, pautados na atualização e na inovação tecnológica (processos, produtos e serviços), possibilitando a elevação da qualidade, produtividade e competitividade dos setores envolvidos.

Trata-se de uma iniciativa de qualificação acadêmica / profissional voltada a atender a demandas específicas de setores organizados da sociedade. Destacam-se, dentre eles, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas privadas nas mais variadas áreas de atuação, membros da sociedade civil organizada e demais segmentos da sociedade com ideias aplicadas e inovadoras.

Coordenação

Coordenador: Joabe Gomes de Melo (Coordenador)

E-mail: ppgtec@ifal.edu.br

Telefone: (82) 2126-6323

Currículo lattes da coordenadora:  http://lattes.cnpq.br/5180399418500159


Informações básicas

Campus: Marechal Deodoro

Área de Concentração: Tecnologias Ambientais

Nível: Mestrado Profissional

Modalidade: Presencial

Quantidade de vagas: 20 vagas ao ano

Carga horária mínima de integralização: 360h

Número de créditos: 24 (15 horas de aula equivale a um crédito)

Frequência mínima exigida: 75%

Funcionamento do curso: Todos os dias, entretanto quase a totalidade das disciplinas são ofertadas às sextas e sábados

Horário: 8h às 18h

Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 24 meses

Público Alvo: Profissionais que busquem formação sólida para atuarem em áreas direta ou indiretamente relacionadas às Ciências Ambientais, vinculados ou não a empresas ou instituições públicas ou privadas. Os interessados devem se atentar às exigências de formação em nível de graduação conforme descrito nos Editais de Seleção publicados anualmente.

Linhas de pesquisa:

1. Manejo e Monitoramento Ambiental: Nesta linha de pesquisa, objetiva-se desenvolver, avaliar e aplicar tecnologias apropriadas para o uso responsável dos recursos naturais, visando a conservação de biomas regionais, recuperação e manejo de áreas de interesse agrícola, como também, o monitoramento ambiental de ecossistemas naturais e antropizados. São abordados nesta linha de pesquisa o desenvolvimento, avaliação e aplicação de métodos voltados para o incremento da produção agropecuária, por meio da adoção de tecnologias apropriáveis ao pequeno produtor e à agricultura familiar, à aquicultura sustentável e aos sistemas conservacionistas de uso do solo. Compreende estudos aplicados ao manejo e à conservação do solo, às técnicas de recuperação de áreas degradadas, e à dinâmica e ao monitoramento das emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono no sistema solo-planta-atmosfera. Inclui, ainda, o desenvolvimento de técnicas de monitoramento de atributos físicos, químicos e biológicos em ecossistemas naturais e antropizados, bem como a aplicação dos etnoconhecimentos regionais na conservação ambiental.

2. Tecnologias e Inovações Ambientais: Nesta linha de pesquisa, busca-se o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de tecnologias e a geração de inovações que possam ser aplicadas a produtos, processos e serviços que representem soluções para problemas ambientais de interesse da sociedade. Compreende o estudo dos elementos relacionados à gestão da inovação tecnológica, por meio do desenvolvimento de materiais compósitos de interesse ambiental, da aplicação de ferramentas de biotecnologia e geotecnologia, da incorporação de novos conceitos de design para o meio ambiente em produtos, processos e serviços, e da utilização de dispositivos químicos e ferramentas computacionais. Pretende estimular o empreendedorismo, incrementando nesses itens como a produtividade e a competitividade em diferentes setores tecnológicos do país.

Projeto Pedagógico:

Disciplinas e Corpo Docente

Disciplina Obrigatória

Docente

Carga Horária

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada

Ronny Francisco Marques de Souza

45h

Sheyla Karolina Justino Marques

Fundamentos em Ciências Ambientais

Joabe Gomes de Melo

45h

Renato de Mei Romero

Estatística e Planejamento Experimental

Marcelo Cavalcante

45h

Seminários de Pesquisa Aplicada I

Sheyla Karolina Justino Marques

30h

Daniel de Magalhães Araujo

Seminários de Pesquisa Aplicada II

Altanys Silva Calheiros

30h

Stoécio Malta Ferreira Maia

Disciplina Eletiva

Docente

Carga Horária

Aquicultura sustentável

Daniel de Magalhães Araujo

45h

Dinâmica e monitoramento de carbono no solo

Stoécio Malta Ferreira Maia

45h

Design para o meio ambiente

Áurea Luíza Quixabeira R. E S Raposo

45h

Etnobiologia para a conservação ambiental

Joabe Gomes de Melo

45h

Geotecnologias aplicadas ao meio ambiente

Marcílio Ferreira de Souza Júnior

45h

Química verde

Johnnatan Duarte de Freitas

45h

Ronny Francisco Marques de Souza



45h

Disciplina Ofertada em Tópicos Especiais

Docente

Carga Horária

TE II: Emissões Corporativas De Gases Do Efeito Estufa (Gee)

Stoécio Malta Ferreira Maia

45h


Mais informações