conteúdo

Docentes

por Jhonathan Pino publicado 01/10/2020 10h29, última modificação 03/12/2020 22h42

 Altanys Silva Calheiros (Unidade: Reitoria / Piranhas)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9353777923030637

Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2012 e o Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas, área de concentração em Produção Vegetal em 2008. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar; fertilidade do solo; manejo e tratos culturais de plantas; adubação em cana-de-açúcar; correção de solos; agricultura sustentável; cultivos agroecológicos; utilização de adubos verdes em sistema exclusivo e consorciado e biodiversidade de rizóbios para leguminosas forrageiras. Atualmente é técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, Campus Piranhas, docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL, e coordenador de Cursos e Eventos de Extensão do IFAL, lotado na Pró-Reitoria de Extensão.

Ana Catarina Monteiro C. Mori da Cunha (Campus: Arapiraca)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6533002613885833

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Desde julho de 2014 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de plantas, espécies nativas, eucalipto, propagação vegetativa, diagnose nutricional, produção de mudas, sistemas agroflorestais, viveiro florestal e recuperação de áreas degradadas.

André Sueldo Tavares de Lima (Campus: Maragogi)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6019670165528345

Possui graduação em Agronomia (2006), mestrado (2009) e doutorado (2011) em Agronomia - Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciências do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitotecnia, Entomologia, Nutrição de Plantas, Poluição do Solo e Agroecologia. Desenvolve ainda projetos de ensino com vistas a produtos educacionais. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

 Áurea Luíza Quixabeira R. E S Raposo (Campus: Maceió)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7600867517446003

Doutora em Engenharia Industrial (UFBA, 2014), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFAL, 2002), Especialista em Iluminação e Design de Interiores (UCB-RJ, 2007), Arquiteta e Urbanista (UFAL, 1996). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL Campus Maceió). Docente permanente Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. Atua nas linhas de pesquisa Metodologias, produtos e processos sustentáveis e Estudos aplicados ao setor moveleiro de Alagoas. Desenvolve estudos na área de Design, com ênfase em Design para a Sustentabilidade, Design do Ciclo de Vida do Produto, Design para o Meio Ambiente, Sistema de Produto+Serviço (PSS), Gestão do Design e Design Thinking, com estudos aplicados aos grupos produtivos de pequeno porte.

Daniel de Magalhães Araújo (Campus: Satuba)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5837261784524743

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2002) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutor em Zootecnia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMVZ/UNESP) estudando aspectos relacionados à nutrição de peixes. Desde 2010 é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, Campus Satuba. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Fabiano Barbosa de Souza Prates (Campus Piranhas)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6530012770891274

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Ciências Agrárias - área de concentração em Agroecologia - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua na linha de pesquisa Fertilidade do Solo: Nutrição e adubação de plantas. Tem experiência na área de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação de áreas degradadas, Uso de resíduos na Agricultura e Produção de oleaginosas. Atua também na linha de pesquisa em depuração de água salobra para uso na agricultura. Atualmente professor EBTT do IFAL, lotado no campus Piranhas. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Joabe Gomes de Melo (Campus: Maragogi)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5180399418500159

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO\ UFRPE). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: etnofarmacologia, plantas medicinais, controle de qualidade e fitoterápicos. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Johnnatan Duarte de Freitas (Campus: Maceió)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4999402869058858

Doutor em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e Produtos Naturais, e também atua em Análise Instrumental.

Josealdo Tonholo (UFAL – Maceió)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6333407087554681

Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atua em Química, com ênfase em Eletroquímica, remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores/conjugados, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Docente colaborador do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

 Marcelo Cavalcante (Campus: Maragogi)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0221717690546039

Graduação em Engenharia Agronômica (2005) e Mestrado em Produção Vegetal (2008) pela Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), concentrando os estudos em Forragicultura e Pastagem. Tem experiência na área agronômica, com ênfase em alguns tópicos relacionados ao Melhoramento (espécies anuais e perenes) e Experimentação Agrícola. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Marcílio Ferreira de Souza Júnior (CODAI/UFRPE)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2702843581642246

Doutorado em Administração (linha de Tecnologia da Informação) pela UFPE e Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL. Atualmente, é Pesquisador e Professor DIV-3 do Colégio Agrícola (CODAI) da UFRPE, lecionando Informática em cursos de educação profissional e tecnológica. Atuou por 15 anos como Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: tecnologia da informação verde, complexidade de sistemas de informação, e-Health e m-Health. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Monica Ximenes Carneiro da Cunha (Campus: Maceió)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1775024859845111

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). É professora do Bacharelado em Sistemas de Informação (Campus Maceió) e docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. Áreas de interesse: Sistemas de Informação para o Setor Público, Terceirização de Sistemas de Informação, Educação em Informática, Informática na Educação, Jogos Educacionais, Tecnologias Assistivas, Educação Especial e Inclusiva (autismo), Tecnologia da Informação Verde (TI Verde), Tecnologias Sociais.

Michely Inêz Prado de Camargo Libos (Campus: Marechal Deodoro)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6727058680980510

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado e doutorado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Laboratoire de Mécanismes et Transferts en Géologie na Univeridade de Paul-Sabatier, em Toulouse (França). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade da Água, SIG, Sensoriamento Remoto e Levantamento Cargas Poluidoras. Docente colaboradora do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

 Phabyanno Rodrigues Lima (Campus: Marechal Deodoro)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9334426018309756

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas-IFAL. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensores, Eletrodos Quimicamente Modificados, Biossensores, Polímeros, Eletroanalítica, Eletroquímica, Eletrocatálise, Síntese e Emprego de Polímeros Biomiméticos. Docente permanente nos cursos de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da Universidade Federal de Alagoas (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais - PPGTEC -IFAL.

Renato de Mei Romero (Campus: Marechal Deodoro)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9857771457585862

Graduado em Ciências Biológicas - Unesp São José do Rio Preto (2003), com mestrado em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006), doutorado em Biologia Animal na Unesp de São José do Rio Preto (2011) e Pós-doutorado pela UESC em conservação de áreas protegidas. Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. Tem experiência nas áreas de Ecologia, Educação ambiental, Biomonitoramento e Conservação.

Ronny Francisco Marques de Souza (Campus: Piranhas)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7651317326903869

Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007), Mestrado em Química (2010) e Doutorado em Química (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco na área de Síntese Orgânica com ênfase em Eletrossíntese Orgânica, visando a formação de ligações C-C promovida por uma nova metodologia eletrossintética. Tem experiência em homo e heteroacoplamento de haletos orgânicos na presença de eletrófilos. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - campus Piranhas e docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Sheyla Karolina Justino Marques (Campus: Palmeira dos índios)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3917387578549073

Graduação em Tecnologia da Produção da Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2008). Mestrado, Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais e Pós doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase na área de materiais compósitos, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade, economia circular e gestão ambiental. Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Palmeira dos Índios, atuando no curso de Engenharia Civil  e docente colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL.

Stoécio Malta Ferreira Maia (Campus: Marechal Deodoro)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6110419050119583 

Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2004) com período na Universidade Federal de Viçosa. Doutor pela ESALQ - USP com doutorado sanduíche na Colorado State University. Pos-doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). Professor permanente do do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do IFAL. e do programa de Pós-graduação Stricto sensu em Agronomia - Produção vegetal da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matéria orgânica do solo e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sequestro de carbono, inventário de gases do efeito estufa, análise de incertezas (método de Monte Carlo). Atua também na área de Manejo e Conservação do Solo e Microbiologia do Solo, com ênfase na dinâmica da matéria orgânica e nutrientes em agrossistemas no semiárido, e avaliação da qualidade do solo.