Notícias
Produto educacional “Caderno (auto) Reflexivo do pedagogo” subsidia atuação do profissional na rede federal de ensino
Entre os produtos educacionais disponibilizados pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), um deles traz subsídios teóricos-práticos e metodológicos para a atuação do pedagogo na discussão sobre o currículo integrado do ensino médio na rede federal de ensino. Trata-se do “Caderno (auto)Reflexivo do/a Pedagogo/a: impressões de um Pesquisador-Pedagogo na Rede Federal de Ensino”, de autoria do mestre Jeorge Venancio Santos de Lima, professor, na função de coordenador pedagógico da rede estadual pública de ensino de Alagoas. Graduado em Pedagogia e em Letras Português/Inglês. Especialista em Gestão Escolar e Educação Integral e Mestre pelo Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), Campus Benedito Bentes.
Para o autor do produto gráfico, “a nossa intenção ao elaborar este Caderno (auto)Reflexivo do/a Pedagogo/a é o de contribuir, de algum modo, para a reflexão sobre a atuação do/a pedagogo/a nos processos formativos inerentes ao planejamento curricular integrado entre docentes da formação geral e da formação profissional visando uma formação humana integral dos/as estudantes nesse lócus formativo profissional”, esclarece Jeorge Venâncio, na apresentação do material de orientação.
O produto educacional tem como professor-orientador, o doutor Ricardo Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. O docente explica que o Produto Educacional é, em alguma medida, uma forma de possibilitar a todos/as que são e/ou exercem a função de Pedagogo/a na Rede Federal de Ensino a reflexão sobre os seus fazeres laborais e, sobretudo, sobre a importância que esse profissional desempenha nos processos formativos educativos. “Reconhecemos, em meio ao turbilhão de ações assumidas por esse profissional, que, como se presta a debater neste trabalho, a sua figura em processos formativos é imprescindível, uma vez que ele/ela, a partir de sua formação, compreende e pode possibilitar um melhor direcionamento sobre a integração curricular, de fato, na EPT, nos loci onde atua”, argumenta Ricardo Cavalcanti, na apresentação do produto.
Jeorge Venancio espera que o Produto Educacional possa proporcionar reflexões para a atuação do/a Pedagogo/a na Rede Federal de Ensino no que tange aos processos formativos inerentes ao planejamento curricular integrado para o trabalho com discussões a respeito de ações integradoras entre docentes da formação geral e os/as da formação profissional.
Na descrição técnico de produto educacional são apresentados o início da pesquisa realizada no Campus do Ifal-Satuba, uma linha de tempo sobre a organização curricular na rede federal de educação e a reforma do ensino médio, qual o papel do pedagogo, como ocorre a formação profissional e a opinião desses educadores sobre a atuação nas instituições federais.
Acesso o Produto Educação “Caderno (auto)Reflexivo do/a Pedagogo/a: impressões de um Pesquisador-Pedagogo na Rede Federal de Ensino”,
Acesse a dissertação