Apresentação
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é um Programa de Pós-Graduação em Rede, que conta com 40 Instituições Associadas (IA), todas ligadas ao Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, sua Instituição Gestora.
O ProfEPT conta com duas linhas de pesquisa: 1- Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; 2- Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na EPT, tendo, para cada uma dessas Linhas, 3 macroprojetos para o desenvolvimento das pesquisas e elaboração dos Produtos Educacionais.
Com promoção de pesquisas e a elaboração/validação dos Produtos Educacionais, o ProfEPT/Ifal, alinhado às diretrizes do Documento da Área de Ensino n.46 da CAPES, vem cumprindo o desiderato de subsidiar materiais que contribuam para uma melhoria dos espaços da modalidade Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pela Rede Federal de Ensino, por meio de pesquisas aplicadas.
O ProfEPT conta com ampla inserção social no que concerne à promoção de pesquisas no nível stricto sensu na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Federal de Ensino. Tal ação visa à melhoria dos processos que envolvem a qualidade do ensino; à integração e ao fortalecimento entre os grupos de pesquisa das instituições associadas, na perspectiva de dar visibilidade às investigações desenvolvidas na Área 46 de Ensino, considerando-se a formação continuada de servidores e de profissionais da comunidade em geral para práticas de pesquisa cujo foco permeie o desenvolvimento de processos ligados diretamente à problematização da EPT; à valorização das práticas inclusivas na EPT; à perspectiva da interiorização da pós-graduação com vistas à redução das assimetrias sócio geográficas presentes nas distintas realidades de Alagoas, assumindo um compromisso integrativo entre os variados níveis e diversas modalidades de ensino que compõem a Educação pública no Brasil.
Informações básicas
Campus: Benedito Bentes
Área de Concentração: Educação Profissional e Tecnológica
Nível: Mestrado Profissional
Modalidade: Presencial
Quantidade de vagas: 24
Carga horária mínima de integralização: 480h
Número de créditos: 32
Frequência mínima exigida: 75%
Funcionamento do curso: Às sextas-feiras
Horário: 8h30 às 17h30
Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 24 meses
Público Alvo: licenciados, bacharéis e tecnólogos, portadores de diploma de IES credenciadas ao MEC, que almejem desenvolver pesquisas com vistas a produtos e processos educacionais na área de Ensino da Capes.
Linhas de pesquisa:
1. Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica (Trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégicas transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando);
2 Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado).
Projeto Pedagógico: a concepção do Curso pode ser acessada por meio do Regulamento Geral e do anexo, no site do ProfEPT/Ifes.
Disciplinas e Corpo Docente
Disciplina | Docente | Carga horária |
Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica | Beatriz Melo Fábio Castilho Jarbas Mauricio | 60h |
Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem | Edel Alexandre Regina Brasileiro | 60h |
Metodologia de Pesquisa | Adalberon Filho Ricardo Cavalcanti | 60h |
Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica | Beatriz Melo Antônio Lima Eduardo Moraes | 60h |
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica | Fábio Francisco Jarbas Mauricio André Suêldo Nelson Meirelles | 60h |
Redação de Projeto de Pesquisa Todos os docentes orientadores | Todos os docentes orientadores | 30h |
Prática de Ensino Orientada | Todos os docentes orientadores | 60h |
Prática de Pesquisa Orientada | Todos os docentes orientadores | 30h |
Juventude, Trabalho e Escola | Ofertada em Rede | 30h |
História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia | Ofertada em Rede | 30h |
Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica | Disciplina Eletiva |
|
Espaços Não-Formais na Educação Profissional e Tecnológica | Ofertada em Rede | 30h |
Educação do Campo | André Suêldo | 30h |
Educação e Tecnologias | Ana Paula Fiori | 30h |
Educação de Jovens e Adultos | Jarbas Maurício | 30h |
Políticas Públicas em Educação Profissional e Tecnológica | Ofertada em Rede | 30h |
Produção de Recursos Educacionais | Ofertada em Rede | 30h |
Currículo e Formação Integrada | Ofertada em Rede | 30h |
Diversidade e Inclusão | Ofertada em Rede | 30h |
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | Ofertada em Rede | 30h |
Avaliação nos Espaços Educativos | Ofertada em Rede | 30h |
Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica | Ofertada em Rede | 30h |