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Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é um Programa de Pós-Graduação em Rede, que conta com 40 Instituições Associadas (IA), todas ligadas ao Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, sua Instituição Gestora.

O ProfEPT conta com duas linhas de pesquisa: 1- Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; 2- Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na EPT, tendo, para cada uma dessas Linhas, 3 macroprojetos para o desenvolvimento das pesquisas e elaboração dos Produtos Educacionais.

Com promoção de pesquisas e a elaboração/validação dos Produtos Educacionais, o ProfEPT/Ifal, alinhado às diretrizes do Documento da Área de Ensino n.46 da CAPES, vem cumprindo o desiderato de subsidiar materiais que contribuam para uma melhoria dos espaços da modalidade Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pela Rede Federal de Ensino, por meio de pesquisas aplicadas. 

O ProfEPT conta com ampla inserção social no que concerne à promoção de pesquisas no nível stricto sensu na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Federal de Ensino. Tal ação visa à melhoria dos processos que envolvem a qualidade do ensino; à  integração e ao fortalecimento entre os grupos de pesquisa das instituições associadas, na perspectiva de dar visibilidade às investigações desenvolvidas na Área 46 de Ensino, considerando-se a formação continuada de servidores e de profissionais da comunidade em geral para práticas de pesquisa cujo foco permeie o desenvolvimento de processos ligados diretamente à problematização da EPT; à valorização das práticas inclusivas na EPT; à perspectiva da interiorização da pós-graduação com vistas à redução das assimetrias sócio geográficas presentes nas distintas realidades de Alagoas, assumindo um compromisso integrativo entre os variados níveis e diversas modalidades de ensino que compõem a Educação pública no Brasil.

 

Coordenação

Coordenador: 

André Suêldo Tavares de Lima

Lattes:   http://lattes.cnpq.br/6019670165528345

Telefone(82) 2126-6234

E-mail da coordenação: profept@ifal.edu.br

Informações básicas

Campus: Benedito Bentes

Área de Concentração: Educação Profissional e Tecnológica

Nível: Mestrado Profissional

Modalidade: Presencial

Quantidade de vagas: 24

Carga horária mínima de integralização: 480h

Número de créditos: 32

Frequência mínima exigida: 75%

Funcionamento do curso: Às sextas-feiras

Horário: 8h30 às 17h30

Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 24 meses

Público Alvo: licenciados, bacharéis e tecnólogos, portadores de diploma de IES credenciadas ao MEC, que almejem desenvolver pesquisas com vistas a produtos e processos educacionais na área de Ensino da Capes.

Linhas de pesquisa:

Linha 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.


Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT


Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).

Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiëncias (PCDs), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.

Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado

Abriga projetos que trabalham na perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.


Linha 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.


Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT


Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT

Abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições, currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.


Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT

Abriga projetos que trabalham na perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.


Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planeja- mento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da ex- tensão e da gestão da EPT. Os projetos devem investigar as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.


Projeto Pedagógico: a concepção do Curso pode ser acessada por meio do Regulamento Geral e do anexo, no site do ProfEPT/Ifes.

Disciplinas e Corpo Docente

Disciplina

Docente

Carga horária

Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica


Regina Brasileiro

Fábio Castilho

Jarbas Mauricio

60h

Seminário de Pesquisa

Ricardo Jorge

Edel Alexandre

30h

Metodologia de Pesquisa

Adalberon Filho

Ricardo Cavalcanti

60h

Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem

Edel Alexandre

Regina Brasileiro

60h

Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica

 Ricardo Jorge

Antônio Lima

60h

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica

Fábio Francisco

Jarbas Mauricio

André Suêldo

60h

Redação de Projeto de Pesquisa

Todos os docentes orientadores

Todos os docentes orientadores

30h

Prática de Ensino Orientada

Todos os docentes orientadores

60h

Prática de Pesquisa Orientada

Todos os docentes orientadores

30h

Juventude, Trabalho e Escola

Ofertada em Rede

30h

História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia

Ofertada em Rede

30h

Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica

Disciplina Eletiva


30h

Espaços Não-Formais na Educação Profissional e Tecnológica

Ofertada em Rede

30h

Educação do Campo

André Suêldo

30h

Educação e Tecnologias

Ana Paula Fiori

30h

Educação de Jovens e Adultos

Jarbas Maurício

30h

Políticas Públicas em Educação Profissional e Tecnológica

Ofertada em Rede

30h
Produção de Recursos Educacionais

Ofertada em Rede

30h

Currículo e Formação Integrada

Ofertada em Rede

30h

Diversidade e Inclusão

Ofertada em Rede

30h

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Ofertada em Rede30h

Avaliação nos Espaços Educativos

Ofertada em Rede30h

Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica

Ofertada em Rede30h


Atos regulatórios