Apresentação
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é um Programa de Pós-Graduação em Rede, que conta com 40 Instituições Associadas (IA), todas ligadas ao Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, sua Instituição Gestora.
O ProfEPT conta com duas linhas de pesquisa: 1- Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; 2- Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na EPT, tendo, para cada uma dessas Linhas, 3 macroprojetos para o desenvolvimento das pesquisas e elaboração dos Produtos Educacionais.
Com promoção de pesquisas e a elaboração/validação dos Produtos Educacionais, o ProfEPT/Ifal, alinhado às diretrizes do Documento da Área de Ensino n.46 da CAPES, vem cumprindo o desiderato de subsidiar materiais que contribuam para uma melhoria dos espaços da modalidade Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pela Rede Federal de Ensino, por meio de pesquisas aplicadas.
O ProfEPT conta com ampla inserção social no que concerne à promoção de pesquisas no nível stricto sensu na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Federal de Ensino. Tal ação visa à melhoria dos processos que envolvem a qualidade do ensino; à integração e ao fortalecimento entre os grupos de pesquisa das instituições associadas, na perspectiva de dar visibilidade às investigações desenvolvidas na Área 46 de Ensino, considerando-se a formação continuada de servidores e de profissionais da comunidade em geral para práticas de pesquisa cujo foco permeie o desenvolvimento de processos ligados diretamente à problematização da EPT; à valorização das práticas inclusivas na EPT; à perspectiva da interiorização da pós-graduação com vistas à redução das assimetrias sócio geográficas presentes nas distintas realidades de Alagoas, assumindo um compromisso integrativo entre os variados níveis e diversas modalidades de ensino que compõem a Educação pública no Brasil.
Informações básicas
Campus: Benedito Bentes
Área de Concentração: Educação Profissional e Tecnológica
Nível: Mestrado Profissional
Modalidade: Presencial
Quantidade de vagas: 24
Carga horária mínima de integralização: 480h
Número de créditos: 32
Frequência mínima exigida: 75%
Funcionamento do curso: Às sextas-feiras
Horário: 8h30 às 17h30
Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 24 meses
Público Alvo: licenciados, bacharéis e tecnólogos, portadores de diploma de IES credenciadas ao MEC, que almejem desenvolver pesquisas com vistas a produtos e processos educacionais na área de Ensino da Capes.
Linhas de pesquisa:
Linha 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.
Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).
Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Abriga projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiëncias (PCDs), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.
Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado
Abriga projetos que trabalham na perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
Linha 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.
Macroprojetos de Pesquisa e Desenvolvimento que Estruturam a Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT
Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT
Abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições, currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.
Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT
Abriga projetos que trabalham na perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT
Abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planeja- mento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da ex- tensão e da gestão da EPT. Os projetos devem investigar as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.
Projeto Pedagógico: a concepção do Curso pode ser acessada por meio do Regulamento Geral e do anexo, no site do ProfEPT/Ifes.
Disciplinas e Corpo Docente
Disciplina | Docente | Carga horária |
Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica | Regina Brasileiro Fábio Castilho Jarbas Mauricio | 60h |
Seminário de Pesquisa | Ricardo Jorge Edel Alexandre | 30h |
Metodologia de Pesquisa | Adalberon Filho Ricardo Cavalcanti | 60h |
Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem | Edel Alexandre Regina Brasileiro | 60h |
Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica | Ricardo Jorge Antônio Lima | 60h |
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica | Fábio Francisco Jarbas Mauricio André Suêldo | 60h |
Redação de Projeto de Pesquisa Todos os docentes orientadores | Todos os docentes orientadores | 30h |
Prática de Ensino Orientada | Todos os docentes orientadores | 60h |
Prática de Pesquisa Orientada | Todos os docentes orientadores | 30h |
Juventude, Trabalho e Escola | Ofertada em Rede | 30h |
História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia | Ofertada em Rede | 30h |
Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica | Disciplina Eletiva |
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Espaços Não-Formais na Educação Profissional e Tecnológica | Ofertada em Rede | 30h |
Educação do Campo | André Suêldo | 30h |
Educação e Tecnologias | Ana Paula Fiori | 30h |
Educação de Jovens e Adultos | Jarbas Maurício | 30h |
Políticas Públicas em Educação Profissional e Tecnológica | Ofertada em Rede | 30h |
Produção de Recursos Educacionais | Ofertada em Rede | 30h |
Currículo e Formação Integrada | Ofertada em Rede | 30h |
Diversidade e Inclusão | Ofertada em Rede | 30h |
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | Ofertada em Rede | 30h |
Avaliação nos Espaços Educativos | Ofertada em Rede | 30h |
Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica | Ofertada em Rede | 30h |