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Sequência didática propõe atenção a conteúdo de lutas na Educação Física escolar no âmbito da EPT

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 27/01/2025 10h37, última modificação: 27/01/2025 10h39

O conteúdo de lutas na educação física escolar e no universo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é tema de uma sequência didática, em formato de  material gráfico, de autoria do mestre Jackson Israel Lima de Oliveira como produto educacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProEPT/Ifal). Na publicação, produzida sob a orientação do professor-doutor André Suêldo, o autor identifica as dificuldades dos professores de Educação Física  em aplicarem o conteúdo de lutas.

“As Diretrizes Curriculares Nacionais preveem o ensino das lutas nas aulas de Educação Física, nas etapas do ensino fundamental e do ensino médio. Mesmo assim ainda são pouco vistas nas aulas. Os professores de Educação Física devem utilizar o bloco de conteúdos propostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) da Educação Física, no que se refere à prática das lutas no contexto atual da educação física escolar.O conteúdo de lutas se apresenta dentro da Educação Física escolar como um dos que têm mais resistência”, explica o mestre na introdução da sequência didática.

A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do segundo ano do curso técnico em Agroindústria do  Ifal-campus Murici. “De modo a situar o processo de construção deste produto educacional, gostaria de dizer que iniciou de uma conversa com o professor Maurício Ricardy (Campus Benedito Bentes), onde ele falou da dificuldade de lecionar o referido conteúdo. Com isso, feito as pesquisas iniciais, percebemos que essa dificuldade não se referia apenas a ele, mas a uma boa parte dos docentes da área e por diversos motivos”, ressaltou o autor do produto educacional. 

Jackson Israel de Lima concluiu que as lutas têm sido pouco exploradas no âmbito escolar e poderia ter uma ênfase maior em busca de uma aprendizagem eficaz e significativa. Na opinião do mestre, é necessário ressignificar os conteúdos de lutas para que elas possam contribuir, de forma efetiva, na construção da cultura corporal de movimentos dos educandos do ensino médio integrado visando uma formação omnilateral. 

A  sequência didática apresenta propostas  para o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física, a partir da aplicação de  práticas didático pedagógicas, como a história das lutas, os diferentes tipos de lutas, características. Lutas como o arranca-rabo, arranca rabo no círculo (dupla), sumô com bola gigante, Joquempô gigante também  são apresentadas  no material gráfico. Também são apresentadas, as lutas por tradições como, as lutas indígenas  e africana, jiu-jitsu,judô. Cada modalidade é conceituada  na publicação.

Outras sugestões oferecidas aos professores são as metodologias  para aplicação desses conteúdos em sala de aula, por meio  das propostas de atividades.

Consulte a sequência didática (acesse )