Notícias
Sequência didática orienta alunos sobre o ensino da segurança da informação por meio de aplicação virtual
A sequência didática intitulada “O ensino de segurança da informação por meio de aplicação virtual disponibilizada em contêiner utilizando abordagem Problem-Based Learning”, de autoria do mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Byron Loureiro Lanverly propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos alunos do curso técnico integrado ao ensino médio em Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI).A pesquisa e o produto educacional tiveram a orientação do professor-doutor Eduardo de Moraes.
O manual de 30 páginas pretende tornar o aluno capaz de gerenciar a segurança da informação dos sistemas e da infraestrutura tecnológica das organizações. Para tanto, os alunos devem ter conhecimentos básicos no uso do sistema operacional Linux.
Por meio do material gráfico, pode-se utilizar modelos, métodos, técnicas e ferramentas técnicas e ferramentas computacionais, arquiteturas de redes e sistemas operacionais, bem como entender como os dados são armazenados, processados e transmitidos usando dispositivos computacionais, considerando aspectos da segurança cibernética.
A sequência didática aborda em seu conteúdo os fundamentos do conteineres como o aplicativo Docker.O material de apoio da sequência didática, que está presente inclui: plano de aula (Guia do professor; vídeos instrucionais; Material didático para alunos e aplicação virtual. A sequência didática é voltada para alunos do ensino médio e superior. “Vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino”, disse o autor da pesquisa.
A sequência didática, para o pesquisador, pode ser considerada um produto educacional, já que contém propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre.“No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source (fonte aberta) com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado”, explica Byron Lanverly no resumo de sua dissertação.
O artefato auxilia a aprendizagem baseada em problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso.
Ao aplicar o produto educacional durante a pesquisa, o autor teve como resultados a demonstração de que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência.
Acesse o produto educacional
Leia a dissertação