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Sequência didática orienta alunos sobre o ensino da segurança da informação por meio de aplicação virtual

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 06/01/2025 16h39, última modificação: 06/01/2025 16h39

A sequência didática intitulada “O ensino de segurança da informação por meio de aplicação virtual disponibilizada em contêiner utilizando abordagem Problem-Based Learning”, de autoria do mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Byron Loureiro Lanverly propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos alunos do curso técnico integrado ao ensino médio em Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI).A pesquisa e o produto educacional tiveram a orientação do professor-doutor Eduardo de Moraes.

O manual de 30 páginas pretende tornar  o aluno capaz de gerenciar a segurança da informação dos sistemas e da infraestrutura tecnológica das organizações.  Para  tanto, os alunos devem ter conhecimentos básicos no uso do sistema operacional Linux.

Autor do projeto Byron Lanverly durante  defesa

Por meio do material gráfico, pode-se utilizar modelos, métodos, técnicas e ferramentas técnicas e ferramentas computacionais, arquiteturas de redes e sistemas operacionais, bem como entender como os dados são armazenados, processados e transmitidos usando dispositivos computacionais, considerando aspectos da segurança cibernética.

A sequência didática aborda em seu conteúdo os fundamentos do conteineres como o aplicativo Docker.O  material de apoio da sequência didática, que está presente inclui: plano de aula (Guia do professor; vídeos instrucionais; Material didático para alunos e aplicação virtual. A sequência didática é voltada para alunos do ensino médio e superior. “Vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino”, disse o autor da pesquisa. 

A sequência didática, para o pesquisador, pode ser considerada um produto educacional, já que  contém propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre.“No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source (fonte aberta) com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado”, explica Byron Lanverly no resumo de sua dissertação. 

O artefato auxilia a aprendizagem baseada em problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. 

Ao aplicar o produto educacional  durante a pesquisa, o autor teve como resultados  a demonstração de  que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência.

 Acesse o produto educacional

Leia a dissertação