Notícias
ProfEPT terá nesta quarta-feira (19/11) a centésima defesa de produto educacional e dissertação
O programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto federal de Alagoas (ProfEPT/Ifal) apresenta nesta quarta-feira (19/11) a defesa do centésimo produto educacional e dissertação que tem como autora a mestranda Rose Mayre dos Santos Soares (Turma 2023), sob a orientação do professor Edel Alexandre que vai compor a banca examinadora com as docentes professora Margarete Pereira Cavalcante (UFAL) e a professora Regina Maria de Oliveira Brasileiro (ProfEPT/Ifal). A defesa será às 9h pela Plataforma Google Meet: https://calendar.app.google/MtEurpkHSZoJeaC5A
A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo: desenvolver estratégias e metodologias educacionais fundamentadas na Política Nacional de Humanização (PNH), por meio da elaboração de uma sequência didática, visando contribuir para a formação integral de técnicos em enfermagem, críticos, reflexivos e comprometidos com o cuidado ético e humanizado.O estudo foi realizado no Instituto Federal de Alagoas – Campus Benedito Bentes, por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza pesquisa-ação,. Participaram da pesquisa 12 docentes e 09 estudantes do curso técnico subsequente em Enfermagem, todos com idade superior a 18 anos. A conclusão da pesquisa foi de que o produto educacional desenvolvido constitui um recurso pedagógico inovador, aplicável à formação técnica em saúde, contribuindo para o fortalecimento de práticas educativas mais éticas, críticas e humanizadoras.
No ProfEPT, um produto educacional é um material ou processo técnico-científico com aplicabilidade prática na educação profissional e tecnológica, desenvolvido a partir de uma pesquisa e destinado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ele pode assumir diversas formas, como um roteiro, uma sequência didática, um aplicativo, um vídeo ou um manual, e deve ter sua eficácia validada na prática com o público-alvo.
O primeiro produto educacional do Produto Educacional do ProfEPT/Ifal depositado na EduCapes teve como autora a mestre Fernanda Cordeiro dos Santos que elaborou a “Oficina de Robótica Educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no Curso Técnico em Eletrônica”. Trata-se do desenvolvimento de uma oficina e de um tutorial de robótica.De acordo com a apresentação da proposta, o Produto Educacional “compreende todos os procedimentos e a dinâmico desenvolvidos durante a experiência educativa, enquanto o tutorial de montagem e programação de robôs se constitui um instrumento de suporte educacional, que pode ser utilizado na oficina para contribuir no processo de construção do conhecimento”. o PE foi elaborado sob a orientação do Prof. Dr. Geraldo Alves Sobral Júnior, e está disponível no Portal EduCapes.
O programa foi iniciado em 2018 tendo como instituição Associada (IA) o Campus Benedito Bentes do Ifal. As defesas da turma inicial ocorreram a partir de 2020.