Notícias
ProfEPT obtém conceito 4 na segunda avaliação feita pela Capes
Com 2251 mestres formados, programa de mestrado profissional ofertado por 40 instituições associadas ratifica a excelência na pós-graduação
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) recebeu a nota 4 no conceito emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O parecer foi emitido na segunda-feira (12/1) e a avaliação contempla as 40 instituições vinculadas aos institutos federais e associadas ao programa.A avaliação é referente ao quadriênio 2021-2024.
Nesse período, o ProfEPTt titulou 2.521 discentes em nível de mestrado que apresentaram o mesmo número de dissertações e de produtos educacionais. Do total de dissertações (2521), 954 dissertações estão vinculadas à linha de pesquisa "Organização e Memória na EPT", e 1.512 dissertações à linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT” entre 2021-2024. No entanto, segundo a CTC-ES, somente 2.466 foram associadas corretamente à área de concentração “Educação Profissional e Tecnológica”
No período avaliado, o ProfEPT, reunindo as 40 instituições associados, possuía 536 professores, todos com doutorado. Em 2025, o número de docentes chegou a 439, devido a pedidos de descredenciamento. De acordo com a avaliação, os docentes permanentes atuam em atividades de ensino no PPG, com pelo menos 70% ministrando duas ou mais disciplinas ao longo do quadriênio.A avaliação do ProfEPT ocorreu durante a 240º reunião da CTC-ES da Capes.
Em Alagoas, o ProfEPT é ofertado desde 2016 pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que tem como instituição associada o Campus Benedito Bentes, localizado em Maceió. O programa no âmbito local já formou 105 mestres. Uma nova turma com mais 14 mestrandos será abertas em março deste ano.