Você está aqui: Página Inicial > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica > Notícias > Profept/Ifal tem duas defesas da turma 2021 marcadas para esta semana

Profept/Ifal tem duas defesas da turma 2021 marcadas para esta semana

publicado: 25/04/2023 17h08, última modificação: 25/04/2023 17h08

Nesta semana mais duas defesas da turma 2021 do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vão ocorrer. Nesta quarta-feira (26) , o discente  Fabrício William da Cunha apresentará, às 14h, a dissertação intitulada Análise preditiva da evasão escolar no ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas” e o Produto EducacionalGuia de como elaborar um modelo preditivo para prevenir a evasão de alunos na EPT”.

A banca examinadora será composta pelos professores-doutores  Adalberon Moreira de Lima Filho (orientador), Cosmo Rufino  de Lima (IFPE) e Alexandre Silva Pontes  (ProfEPT/Ifal). A pesquisa do aluno tem como objetivo de modo geral investigar variáveis significativas que podem ser utilizadas na modelagem de análise preditiva da evasão escolar no Ensino Médio Integrado (Curso de agropecuária) do IFAL – Campus Satuba. A questão- problema que o autor pretende responder é: quais as variáveis predominantes podem ser utilizadas em uma modelo de análise preditiva, de acordo com o perfil do aluno evadido, que possam mensurar a probabilidade de risco de evasão escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em nível médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba? Para isso, foi realizado um estudo no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFAL – Campus Satuba.

No dia 28 (sexta-feira), defenderá sua dissertação e produto educacional, a aluna Renata Portela das Chagas Coimbra, às 8h30min. A dissertação da discente tem como título "A interdisciplinaridade e a gamificação: as tecnologias digitais no ensino de língua espanhola no contexto da EPT”.Já o produto educacional tem como tema: “Gamificação e agroecologia no ensino de língua espanhola”. A banca examinadora será composta pelos professores(as) doutores (as) Ana Paula Santos de Melo Fiori (ProfEPT/Ifal), Deise Juliana Francisco (Ufal), Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (ProfEPT/Ifal).

A autora da pesquisa explica que "com o passar dos anos, o ensino da Língua Espanhola (LE) assumiu objetivos e finalidades distintas, sendo ministrado por diferentes abordagens e metodologias de ensino. Atualmente dentro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem-se dado relevância às políticas públicas no sentido de fomentar a expansão da língua aos estudantes e servidores, de forma ampla. Entretanto, há uma preocupação em como proporcionar um ensino significativo dessa língua aos estudantes do curso médio integrado em Agroecologia, cuja língua é ofertada na última série da grade curricular.